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dc.contributor.advisor Quintana, Alexandre Costa
dc.contributor.author Mohad, Bruna Terra
dc.date.accessioned 2021-12-23T16:54:07Z
dc.date.available 2021-12-23T16:54:07Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation PERAZZO, Giselle Xavier. O uso do smartphone nas atividades acadêmicas: a percepção dos discentes das Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade federal. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10123
dc.description.abstract Muitos discentes estão utilizando a tecnologia móvel, e essa tecnologia está mudando a maneira como esses aprendem. Uma ferramenta tecnológica muito popular é o smartphone, assim a maioria dos discentes têm acesso a essa tecnologia. Diante desse aspecto, o objetivo deste estudo é verificar como os discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Tecnologia em Gestão de Cooperativas, de uma universidade federal percebem o uso do smartphone nas atividades acadêmicas por meio do Modelo de Aceitação da Tecnologia 2 (TAM2). Através desse modelo, foram formuladas 10 hipóteses testadas para verificar as relações entre os fatores. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicados pessoalmente aos discentes da instituição de ensino superior. A amostra contou com a participação de 596 discentes dos cursos da amostra dessa pesquisa, e os dados foram tratados por meio de estatísticas descritivas para o perfil demográfico, análise fatorial exploratória e equações estruturais para o teste das hipóteses. Os resultados das análises demonstraram que as relações propostas pelo TAM2 foram confirmadas em parte, a variável Demonstrabilidade de Resultados não apresentou validade, levando à exclusão da relação proposta pela hipótese (H10) do constructo. Além disso, a variável Imagem não influencia significativamente a Utilidade Percebida dos respondentes, sendo refutada a hipótese H5. A variável Voluntariedade, poderia ter sido desconsiderada nessa pesquisa. Assim, conclui-se que a Intenção Comportamental sofre influencia positiva das seguintes variáveis: Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Norma Subjetiva, especialmente pelas duas variáveis originais do TAM. Quanto a Utilidade Percebida, essa pode ser influenciada positivamente pelas seguintes variáveis: Facilidade de Uso, Norma Subjetiva, Relevância para o Trabalho e Qualidade de Saída. Demonstrando que, de modo geral, os discentes aceitam o uso do smartphone para as atividades acadêmicas. A contribuição dessa pesquisa é que: através da percepção dos discentes sobre o uso do smartphone, pode-se buscar oportunidades de melhoria, principalmente por parte dos docentes que podem propôs atividades aos discentes através dessa ferramenta. A limitação apontada é que os resultados não podem ser generalizados. pt_BR
dc.description.abstract Many students are using mobile technology, and this technology is changing the way they learn. A very popular technological tool is the smartphone, as most of the students have access to this technology. Given this aspect, the objective of this study is to verify how are the courses of Administration, Accounting Sciences, Economics, Foreign Trade and Technology in Cooperative Management, of a federal university, the use of smartphone in academic activities through the Acceptance Model of Technology 2 (TAM2). Through this model, 10 hypotheses were formulated to be tested to verify the relationships between the factors. The data were collected through additional data to the students of the higher education institution. The sample counted on the participation of 596 students from the courses of data research, the exploratory factorial analysis and the recent equations for the test of the hypotheses. Demographic demonstrations demonstrated that the relationships proposed by TAM2 were confirmed in the part, a variable demonstrating the execution process, based on the hypothesis (H10) analysis version of the construct. In addition, an uproar can not be significantly used in the evaluation of the respondents, being refuted the hypothesis H5. One variable, Voluntariness, could have been disregarded in this research. Thus, we conclude the Emission of a variable database, with the following variables: Perceived Usability, Perceived Utility and Subjective Norm, Perfection and Normal Norm. Regarding Perceived Utility, the assembly is controlled since then by the following variables: Ease of Use, Subjective Norm, Work Relevance and Output Quality. Demonstrating that, in general, the students accept the use of the smartphone for academic activities. The contribution of this research is that: through the perception of the students about the use of the smartphone, one can seek opportunities for improvement, mainly by the teachers who can propose activities to the students through this tool. The limitation is that the results can not be generalized. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Smartphone pt_BR
dc.subject Modelo de aceitação da tecnologia pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Technologies in education pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.title O uso do smartphone nas atividades acadêmicas: a percepção dos discentes das Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade federal pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
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