Análise da relação entre investimento em educação e desempenho escolar nos municípios gaúchos no período de 2005 a 2015

Silveira, Gabriela Drevnovicz

Abstract:

 
O presente estudo tem por objetivo contribuir com a literatura sobre investimento em educação e qualidade do ensino em particular na jurisdição municipal. Buscou-se avaliar a relação entre os gastos alocados em educação e os desempenhos escolares em nível municipal para o estado do Rio Grande do Sul, no período de 2005 a 2015. Para tanto, foi construído um painel de dados municipais de gastos direcionados à Educação e dos índices de desempenho divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN, IFDM - Educação, e pela Fundação de Economia e Estatística- FEE/RS, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). A partir dos índices de desempenho escolar, dos percentuais aplicados em educação e das características observáveis dos municípios foi possível estimar os resultados através de quatro modelos para dados em painel: agregado (pool), com controle de efeitos aleatórios, de efeitos fixos e o dinâmico. A partir dos resultados estimados é possível identificar uma relação estatisticamente positiva entre a proporção de gastos em educação e o índice IFDM e também com o IDESE (Pré-escola). No entanto, para os valores associados à proporção de gastos em educação com os índices do IDESE Ensino Fundamental os valores não apresentaram significância estatística. Deste modo, os resultados indicam que uma maior proporção do gasto com educação está correlacionado com questões associadas à infraestrutura, algo que tanto o IFDM quanto o IDESE Pré-escola acabam dando maior peso. Entretanto, na análise com o IDESE Fundamental, que tem maior peso o desempenho dos alunos, a relação não se mostrou estatisticamente significativa, indicando que a proporção do gasto em educação não influencia de modo relevante o desempenho dos alunos no ensino fundamental, dos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, destaca-se a importância do acompanhamento e de avaliações locais da gestão dos recursos por parte dos municípios, para que assim, através de indicadores, possam ser identificadas formas efetivas, de melhorar o grau de absorção de conhecimento pelos alunos, e eficientes, de alocação dos recursos públicos.
 
The present study aims to contribute to the literature on investment in education and quality of education in particular in the municipal jurisdiction. The aim of this study was to evaluate the relationship between education spending and school performance at the municipal level for the state of Rio Grande do Sul, from 2005 to 2015. For this a panel was produced with a municipal expenditure data for Education and the indexes of performance published by the Federation of Industries of the State of Rio de Janeiro - FIRJAN, IFDM - Education, and the Foundation of Economy and Statistics - FEE / RS, Index of Socioeconomic Development (IDESE). From the indexes of school performance, the percentages applied in education and the observable characteristics of the municipalities, it was possible to estimate the results through four models for panel data: pool, with random effects control, fixed effects and dynamic. From the estimated results it is possible to identify a statistically positive relationship between the proportion of spending in education and the IFDM index and also with IDESE (Pre-school). Nevertheless, for the values associated with the proportion of spending on education with the IDESE indexes for Elementary Education, the values did not present statistical significance. Thus, the results indicate that a higher proportion of education spending correlates with infrastructure issues, which both IFDM and IDESE preschool play a greater role. However, in the analysis with IDESE Fundamental, which has a greater weight of student performance, the relationship was not statistically significant, indicating that the proportion of education expenditure does not influence in a relevant way the performance of students in elementary education, of the municipalities of the state of Rio Grande do Sul. In addition, the importance of monitoring and local assessments of the management of resources by the municipalities is highlighted, so that, through indicators, effective ways can be identified, to improve the degree of absorption of knowledge by the students, and effective , of allocation of public resources.
 

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