Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Tabajara Lucas de
dc.contributor.author Pinto, Suzi Samá
dc.contributor.author Piccoli, Humberto Camargo
dc.date.accessioned 2011-09-29T01:42:06Z
dc.date.available 2011-09-29T01:42:06Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation ALMEIDA, T. L. de; PINTO, S. S.; PICCOLI, H. C.. Auto-avaliação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande: metodologia de avaliação. Avaliação Campinas, Sorocaba, v. 12, n. 3, p. 515-530, 2007. Disponível em: <periodicos.uniso.br/index.php/avaliacao/article/download/237/238>. Acesso em: 28 set. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1046
dc.description.abstract O presente artigo propõe a utilização da Análise de Componentes Principais como metodologia quantitativa para auxiliar o processo de auto-avaliação das instituições de ensino superior. Esta metodologia foi aplicada na auto-avaliação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2005, utilizando como instrumento de coleta de dados dois questionários de 39 questões, aplicados a estudantes e professores de graduação, contendo uma escala contínua de zero a dez. Os resultados para os estudantes mostraram a existência de sete componentes principais, onde a principal componente é o aspecto humano dos professores. Os resultados dos professores mostraram a existência de quatro componentes, sendo a principal aquela relacionada aos estudantes. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para alcançar os objetivos traçados pelos gestores da Instituição. pt_BR
dc.description.abstract The present article proposes the use of the Main Components Analysis as quantitative methodology to aid the process of self-evaluation in higher education institutions. This methodology was applied in the self-evaluation of the Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), in 2005, using as data collecting instrument two questionnaires with 39 questions, applied to undergraduate students and teachers, containing a continuous scale of zero to ten. The results for the students showed the existence of seven principal components, where the main component is the teachers’ human aspect. The teachers’ results showed the existence of four components, being the main one related to the students. The methodology used was shown efficient to reach the objectives drawn by the administrators of the Institution. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Auto-avaliação pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Análise de componentes principais pt_BR
dc.subject Self-evaluation pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Main component analysis pt_BR
dc.title Auto-avaliação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande: metodologia de avaliação pt_BR
dc.title.alternative Self-evaluation during the foundation of the Federal University of Rio Grande: evaluation methodology pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record