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dc.contributor.advisor Cunha, Rubelise da
dc.contributor.author Blasina, Juliana Ruas
dc.date.accessioned 2022-06-08T20:41:46Z
dc.date.available 2022-06-08T20:41:46Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation BlASINA, Juliana Ruas. Espaço pictórico e vertigem na narrativa de Katherine Mansfield: uma análise artístico-literária. 2021. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Rio Grande, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10493
dc.description Dissertação de mestrado. pt_BR
dc.description.abstract Os estudos do espaço constituem uma categoria interdisciplinar desde a sua origem. Perpassam diversas áreas do conhecimento, buscando melhor compreender as interações entre os indivíduos e o meio. Nos contos de Katherine Mansfield, as coisas são animadas pela perspectiva das protagonistas: temos um espaço narrado e embebido pelas impressões delas. Ao deslocar a focalização e inserir os elementos constituintes da espiral vertigo, na qual suas protagonistas são conduzidas, seu estilo vai além da literatura inglesa em que ela tem sido classificada. Interpretar sua obra sob concepções impressionistas e comparativistas traz uma contribuição mais ampla que aquela até então disponível. Mansfield é aclamada por narrar histórias de mulheres menos privilegiadas, como a protagonista Ada Moss de “Cenas” (“Pictures”) e por tecer acirradas críticas à alta sociedade, como faz a partir de Bertha Young em ‘Êxtase” (“Bliss”). Este trabalho busca aprofundar o entendimento das técnicas narrativas utilizadas por Mansfield e da forma como a literatura mansfieldiana se utiliza de meios pertinentes a outras formas de arte para, com a riqueza de efeitos alcançados, fazer personagens e leitoras experimentarem a epifania, revelando dilemas ainda tão comuns às mulheres do nosso tempo. pt_BR
dc.description.abstract Spatiality studies have been an interdisciplinary category since the early days. They cross different knowledge fields, seeking to better understand the relationship between people and the environment. In the short stories of Katherine Mansfield, things are animated by the perspective of the protagonists: we have a space narrated and imbued with their impressions. By shifting the focus and inserting the constituent elements of the vertigo spiral, into which her protagonists are led, her style goes beyond the English literature in which she has been classified. Interpreting her work under impressionist and comparativist conceptions brings a broader contribution than that previously available. Mansfield is acclaimed for narrating the stories of underprivileged women, like the protagonist Ada Moss of “Pictures” and for weaving fierce criticisms of high society, as she does from Bertha Young in “Bliss”. This work seeks to deepen the understanding of Mansfield’s narrative techniques and the way in which her literature uses them through relevant means to other art forms so that, with the abundance of effects achieved, allow characters and readers to experience the epiphany, revealing dilemmas still so common to women of our time. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Katherine Mansfield pt_BR
dc.subject Impressionismo pt_BR
dc.subject Conto pt_BR
dc.subject Espaço pt_BR
dc.subject Bliss pt_BR
dc.subject Pictures pt_BR
dc.subject Short stories pt_BR
dc.subject Space pt_BR
dc.subject Impressionism pt_BR
dc.title Espaço pictórico e vertigem na narrativa de Katherine Mansfield: uma análise artístico-literária. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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