Show simple item record

dc.contributor.author Moares, Maritza Costa
dc.contributor.author Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author Machado, Celiane Costa
dc.date.accessioned 2011-10-11T17:55:38Z
dc.date.available 2011-10-11T17:55:38Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation MORAES, M. C.; LAURINO, D. P.; MACHADO, C. C..Tecnologia como produção de aprendizagem na educação em ciências. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: <http://www.foco.fae.ufmg.br/pdfs/1307.pdf>. Acesso em: 08 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2176-6940
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1091
dc.description.abstract Esse artigo analisa o uso da robótica educacional e sua contribuição para o conhecimento da ciência, identificando as aprendizagens possíveis em sala de aula. Na pesquisa utiliza-se uma adaptação do método clínico piagetiano por este possibilitar a verificação de como o sujeito pensa, percebe e age. A partir da concepção construtivista, foram realizados dois experimentos com 28 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental. Pode-se verificar que os experimentos realizados em sala de aula apresentaram-se como uma ferramenta potencializadora das aprendizagens permitindose fazer a interação entre sujeitos no trabalho em equipe, possibilitando a socialização do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo. Além disso, constatou-se que a robótica associada ao currículo escolar auxilia a compreensão dos conteúdos científicos e tecnológicos. pt_BR
dc.description.abstract This paper analysis the using of educational robotics and its contribution to the knowledge in science, identifying the possible learning in classroom. In research it can be used an adaption of the piagetiano clinical method, since it makes possible the verification of how the person think, realize and acts. Considering the building conception, it were carried out two experiments with 28 students from 7th “série” of fundamental education. It could be verified that the experiments carried out in the classroom shows themselves such a tool enhanced for learning, permitting the interaction among people at work in equip, making possible the socializing of knowledge and the development of logical deductive thought. Moreover, it could be observed that the robotics, in association with the school curriculum, helps the comprehension of scientific and technological content. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Robótica pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Aprendizagens pt_BR
dc.subject Robotics pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.title Tecnologia como produção de aprendizagem na educação em ciências pt_BR
dc.title.alternative Technology such in the science education pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record