Quem são as crianças que estão nas ruas: vítimas ou vitimizadoras?

Paludo, Simone dos Santos; Koller, Silvia Helena

Abstract:

 
A vida na rua é permeada por fatores de risco para o desenvolvimento saudável, tais como violência, ausência de adultos e cuidadores, drogas e perigos. Esses são desafios constantes e tornam essa população extremamente vulnerável. A exposição e o testemunho diário de situações de risco pode ter um impacto negativo em todas as pessoas, principalmente nas crianças que vivem no contexto da rua. Portanto questiona-se como a rua pode modificar o desenvolvimento dessa população. Este estudo investigou o impacto que a violência e o ambiente da rua podem assumir nas vidas destas. Verificou a percepção dos processos de vitimização e os diferentes papéis que estas crianças podem assumir: vítimas, agressores ou testemunhas. Foram utilizados uma entrevista semi-estruturada e aplicado um instrumento projetivo, denominado SCAN BULLYING – “Scripted-Cartoon Narrative of Bullying”. Dentre os principais resultados destaca-se a transição e a assunção dos diferentes papéis. Todos os participantes identificaram em suas trajetórias pessoais o papel de vítima e, ao mesmo tempo 59% relataram a assunção do papel de testemunha e agressor em situações de vitimização. Constatou-se que a sociedade, a cultura e os estereótipos incrementam o impacto da violência na vida diária e, conseqüentemente, as possibilidades de diversificar papéis no contexto da rua.
 
Life in the street is permeated by risk factors, such as violence, adult caregivers absence, drugs, dangers. These are constant challenges turning this population extremely vulnerable. The exposition to daily risky situations can have a negative impact on the population, specially on street children. Therefore the effect of street life on these children is discussed. This study investigated the impact that violence and street environment could represent in their lives and verified the victimization perception and different roles assumed by these children: victims, bullies or witnesses. A semi-structured interview was used and the psychological instrument “SCAN BULLYING – Scripted-Cartoon Narrative of Bullying” was applied. The transition and assumption of different roles is emphasized in the results. All participants identified in their personal lives the role of victim, concurring to the assumption of witness and bully roles in victimization situations by 59% of them. It was verified that society, culture and stereotypes increase the violence impact in their daily life and, consequently, promote different roles in the street environment.
 

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