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dc.contributor.author Teixeira, Fernanda Gomes
dc.contributor.author Silva, Mara Regina Santos da
dc.contributor.author Medeiros, Gabriela Luvielmo
dc.date.accessioned 2011-11-30T16:26:28Z
dc.date.available 2011-11-30T16:26:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Fernanda Gomes; SILVA, Mara Regina Santos da; MEDEIROS, Gabriela Luvielmo. Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. 3, n. 2, p. 101-109, dez. 2010. Disponível em: <http://www.esenfc.pt/esenfc/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=329&codigo=>. Acesso em: 22 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0874-0283
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1504
dc.description.abstract A Síndrome de Burnout se constitui em uma reação à tensão emocional crônica que acomete, principalmente, profissionais das áreas da saúde e da educação, dentre eles, professores e enfermeiros. Este estudo de natureza qualitativa tem como objetivos: a) investigar manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout entre professores que trabalham na rede pública de ensino fundamental de uma cidade do extremo sul do Brasil; b) refletir sobre o trabalho da enfermagem, com base nos resultados. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas, realizadas com quinze professores. Os resultados foram agrupados em três categorias que representam as dimensões da Síndrome de Burnout referidas pela literatura: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. O estudo evidencia a interface entre as áreas da educação e da enfermagem no que se refere às caracacterísticas do contexto onde o trabalho destes profissionais é desenvolvido. Destaca-se a contribuição da metodologia qualitativa para dar visibilidade ao interior de cada uma das categorias e a necessidade de ações efetivas que possibilitem o enfrentamento das condições que levam ao desenvolvimento da síndrome de Burnout. pt_BR
dc.description.abstract Burnout Syndrome is a reaction to chronic emotional tension which happens especially to healthcare and educational professionals, including teachers and nurses. This qualitative study aimed at: a) investigating signs suggestive of Burnout Syndrome among teachers working in elementary public schools in a town in southern Brazil; b) based on the results, to reflect on nursing work. The empirical data were collected through semi-structured interviews with 15 teachers. The results were grouped into three categories representing Burnout Syndrome dimensions referred to in the literature: emotional exhaustion, depersonalization and low professional satisfaction. The study draws attention to the link between the education and nursing fields with regard to the characteristics of the contexts where the work of these professionals is carried out. We highlight the contribution of qualitative methodology in facilitating the observation of each of the categories, and the need for effective actions to deal with the conditions which lead to the development of Burnout Syndrome. pt_BR
dc.description.abstract El síndrome de Burnout constituye una reacción a la tensión emocional crónica que afecta principalmente a los profesionales en las áreas de salud y educación, entre ellos maestros y maestras y enfermeras. Este estudio cualitativo tiene por objeto: a) investigar la clínica sugerente de Burnout entre los docentes que trabajan en escuelas primarias públicas en una ciudad del sur de Brasil, b) basándose en los resultados, reflexionar sobre el trabajo de la enfermería . Los datos empíricos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas, realizadas con quince profesores. Los resultados se agruparon en tres categorías que representan las dimensiones del Burnout se refiere en la literatura: el cansancio emocional, despersonalización y baja realización profesional. El estudio pone de relieve la interrelación entre las áreas de educación y de enfermería en relación con características el contexto donde se desarrolla la labor de estos profesionales. Se destaca la contribución de la metodología cualitativa para dar visibilidad al interior de cada una de las categorías y la necesidad de adoptar medidas eficaces que permitan hacer frente a las condiciones que conducen al desarrollo del síndrome de Burnout. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Faculty pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.title Síndrome de Burnout - a interface entre o trabalho na área da educação e na enfermagem pt_BR
dc.title.alternative Burnout Syndrome - the interface between work in educational and nursing fields pt_BR
dc.title.alternative Síndrome de Burnout - la relación entre el trabajo en el ámbito de la educación y la enfermería pt_BR
dc.type article pt_BR


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