Show simple item record

dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author Moraes, Roque
dc.date.accessioned 2012-01-31T06:09:02Z
dc.date.available 2012-01-31T06:09:02Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo tempo e espaço de qualificação da formação de professores de Ciências. Ciência e Educação, Baurú, v. 8, n. 2, p. 237 - 252, 2002. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=200&layout=abstract>. Acesso em: 16 jan. 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1980-850X
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1772
dc.description.abstract O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents some arguments intending to demonstrate the strenghts of educating through inquiry as a way, a time and a space for teacher education. Starting with the presentation of some principles that base education through inquiry, it is showed, always based on practical examples, how these may be implemented with the use of an inquiry cycle formed by questioning, argumenting and validating. It is also intended to show how this process of teacher education may reach a high for-mal and political quality. In conclusion it is argued that educating through inquiry may help to over-come some historical limitations of teacher education courses. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educar pela pesquisa pt_BR
dc.subject Formação de professores de Ciências pt_BR
dc.subject Educating through inquiry pt_BR
dc.subject Science teacher education pt_BR
dc.title Educação pela pesquisa como modo tempo e espaço de qualificação da formação de professores de Ciências pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record