Show simple item record

dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author Moraes, Roque
dc.contributor.author Ramos, Maurivan Güntzel
dc.date.accessioned 2012-01-31T06:25:52Z
dc.date.available 2012-01-31T06:25:52Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan Guntzel. Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar em revista, Curitiba, v. 21, n. 1, p. 22 -242, 2003. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/2132/1784>. Acesso em: 13 jan. 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 0104-4060
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1778
dc.description.abstract A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinalizam para a superação das teorias de todos os envolvidos, possibilitando intervir de modo consciente e crítico no encaminhamento do processo de profissionalização dos futuros professores. pt_BR
dc.description.abstract Starting from a proposal based on educating through research, we present three cathegories of resistance that may emerge when assuming the research as a methodological approach in teacher education courses: the traditional inertia, the restrictive dialog and the understandings of teaching, learning and evaluation. From this we insist that teacher educators be attentive to the resistances in their classes because they signal to the overcoming of the theories of the involved, allowing conscious and critical interventions in the conduction of professionalization of the future teachers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Rormação de professores pt_BR
dc.subject Educar pela pesquisa pt_BR
dc.subject Resistências pt_BR
dc.subject Apropriações pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Dialogic inquiry pt_BR
dc.subject Resistances pt_BR
dc.subject Appropriations pt_BR
dc.title Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores pt_BR
dc.title.alternative Educating through research: resistances as possibilities for the evolution of teachers’ personal classroom theories pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record