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dc.contributor.author Ilha, Susie Enke
dc.date.accessioned 2012-08-13T18:38:06Z
dc.date.available 2012-08-13T18:38:06Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation ILHA, Susie Enke. Os processos fonológicos na representação escrita de estruturas silábicas complexas do português brasileiro. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 5, p. 1-19, 2007. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_1_os_processos_fonologicos_na_representacao_escrita.pdf>. Acesso em: 13 Agosto 2012. pt_BR
dc.identifier.issn 1678-8931
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2310
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo investigar os processos fonológicos presentes na representação escrita de estruturas silábicas complexas do Português Brasileiro. Realizamos coleta da escrita de 52 crianças não-repetentes, 1 criança repetente, 24 adultos cursando os anos iniciais do ensino fundamental. Solicitamos a escrita de palavras contendo as seguintes estruturas silábicas: ataque complexo, núcleo; ataque, núcleo e coda, ataque complexo, núcleo e coda. Os processos fonológicos investigados são aqueles que alteram a estrutura silábica alvo: não-produção de segmentos, metátese e epêntese. Fundamentamos a descrição e análise dos dados na Teoria da Sílaba (Selkirk, 1982, Clements, 1990), bem como nas análises da sílaba e do acento propostas por Bisol (1992, 1999) para o Português Brasileiro. Fatores fonológicos podem influenciar a ocorrência desses processos, tais como o segmento constituinte da estrutura silábica (/r/ e /l/ em ataque complexo; /R/, /S/, /N/ e /L/ em coda), a posição do segmento na estrutura silábica, o perfil de sonoridade da sílaba ótima, a lei do contato silábico e a localização da sílaba (ataque, núcleo e coda): dentro ou fora do pé métrico,. Esses processos foram já evidenciados por Varella (1993) ao pesquisar longitudinalmente a escrita de crianças cursando a primeira série e constatar similaridades entre esses e os que ocorrem na aquisição da fala. Sugerimos que estudos sobre a representação de um sistema alfabético de escrita podem evidenciar um conhecimento fonológico implícito dos sujeitos em questão. Esse conhecimento pode trazer uma contribuição para teorias fonológicas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject fonologia pt_BR
dc.subject processos fonológicos pt_BR
dc.subject aquisição da escrita pt_BR
dc.title Os processos fonológicos na representação escrita de estruturas silábicas complexas do português brasileiro pt_BR
dc.type article pt_BR


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