-
-
Ferreira, Cleiton Pons
(2015)
A política educacional brasileira, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), lei 9.394/96,estabelece que a educação profissional não é um mero adestramento para ocupar postos de trabalho determinados. Ela ...
-
-
Crivellaro, Carla Valeria Leonini
(2013)
Este estudo visa compreender a experiência do NEMA – Núcleo de Educação e
Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos. A pesquisa busca
identificar por meio de relatos das pessoas que formaram e ...
-
-
Crivellaro, Carla Valeria Leonini
(2013)
Este estudo visa compreender a experiência do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos. A pesquisa busca identificar por meio de relatos das pessoas que formaram e formam ...
-
-
Hartwig, Sandra Christ
(2013)
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a problematização do
ensino da Geometria na formação continuada de professores de Matemática.
Para tanto, foram realizadas oficinas, as quais estão divididas em ...
-
-
Souza, Vagner Viera de
(2019)
Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na ...
-
-
Martins, Daner Silva
(2019)
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra ...
-
-
Pinheiro Junior, Edi Morales
(2010)
Examinam-se as aprendizagens de nove (09) professores no grupo de pesquisa/formação, em
um processo educativo colaborativo que articulou a formação de professores de Ciências e o desenvolvimento curricular via narração ...
-
-
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
(2019)
A presente tese busca estabelecer um conversar entre a formação docente e a interdisciplinaridade, no contexto do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Nesse sentido, ...
-
-
Ortiz, José Oxlei de Souza
(2019)
O objetivo central desta pesquisa é investigar e compreender as possibilidades da gamificação articulada ao uso da taxonomia de Bloom revisada e digital na formação inicial de professores de Química. A dissertação encontra-se ...
-
-
Nunes, Marcelo da Rocha
(2018)
A Biologia é uma área do conhecimento de grande número de termos e conceitos. Para os cientistas, essa terminologia se faz necessária para haver uma melhor comunicação. Por outro lado para os estudantes e professores, essa ...
-
-
Borges, Elizandra Luçardo
(2010)
Com base nos inúmeros estudos que vêm sendo realizados, os pesquisadores estão
estabelecendo relação direta entre o consumo de gorduras-trans e os altos índices de
doenças cardiovasculares, com isso percebemos a importância ...
-
-
Varela, Cristina Monteggia
(2019)
Esta tese, produzida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos" tem, ...
-
-
Albuquerque, Fernanda Medeiros de
(2012)
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de ...
-
-
Almeida, Franciele Almeida de
(2012)
Crianças com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não são incapazes de aprender, mas têm dificuldade na escola devido à falta de organização e de atenção, acrescida de impulsividade. O espaço escolar, ...
-
-
Silva, Gisele Ruiz
(2013)
O presente estudo refere-se a uma Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências, no qual tem- se como pressuposto pensar a Educação como uma ciência que sofre descolamentos de acordo com o contexto histórico e cultural. ...
-
-
Barros, Renata da Conceição de
(2012)
Esta dissertação tem como objetivo analisar os enunciados produzidos pelas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com relação a inclusão escolar. A discussão sobre tal temática vem ...
-
-
Silva, Camila Rubira
(2018)
Com o crescente volume de dados, os veículos de comunicação têm utilizado diferentes recursos para resumir grande quantidade de informação. Um desses recursos, é a infografia, que por meio de texto verbal (escrito) e texto ...
-
-
Kwecko, Viviani Rios
(2020)
Atualmente as implicações do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) colocam nos diante do desafio de pensar como a interconexão mundial dos computadores afeta a cultura da cidade e, ...
-
-
Martinelli, Núbia Rosa Baquini da Silva
(2019)
Estudou-se a relação entre os movimentos de ensinar e de aprender ciências naturais no contexto da sala de aula de Ciências do Ensino Fundamental, com foco nas interações discursivas. Trata-se de pesquisa qualitativa, ...
-
-
Michel, Caroline Braga
(2011)
Esta dissertação é o resultado de um estudo realizado sobre as interações infantis e as relações de poder. A mesma foi fundamentada, principalmente, a partir de algumas contribuições do pensamento de Michel Foucault - ...