-
-
Bastos, Maria Cristina Ferreira
(2011)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Visa a percorrer os caminhos ...
-
-
Firme, Marcia Von Frühauf
(2011)
A presente pesquisa apresenta os significados que emergiram das escritas em portfólios coletivos durante um processo de formação permanente. Essas escritas foram realizadas por quatro professores do ensino básico de Química ...
-
-
Burkert, Rogério Sacramento
(2012)
Este trabalho apresenta uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com o objetivo de propor uma reflexão sobre o ...
-
-
Lemos, Michele Veleda
(2012)
Este trabalho refere-se à pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo justifica-se por notarmos que o ensino de ...
-
-
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
(2012)
Esta dissertação tem por objetivo problematizar a constituição das Lutas enquanto um saber produzido pelo discurso científico, no qual a Educação Física se apóia. Diante da proliferação de significados atribuídos a essas ...
-
-
Barros, Renata da Conceição de
(2012)
Esta dissertação tem como objetivo analisar os enunciados produzidos pelas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com relação a inclusão escolar. A discussão sobre tal temática vem ...
-
-
Porto, Robson Teixeira
(2012)
Com os avanços científicos e tecnológicos, vários setores da sociedade têm-se modificado e, nesse contexto, a escola tem recebido investimentos para a formação de professores, com o objetivo de melhorar as formas de ensino. ...
-
-
Pinto, Ivete Martins
(2012)
Esta tese apresenta uma pesquisa que conduziu ao desenvolvimento do conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações ...
-
-
Vaniel, Berenice Vahl
(2012)
Esta tese visou compreender como nos formamos professores em EAD ao pensarmos em um curso de graduação, no operar em redes de conversação a partir das experiências de quem as constituem. Tivemos como campo empírico as redes ...
-
-
Silva, Fabiane Ferreira da
(2012)
Nesta tese investigo a inserção e a participação das mulheres no campo da ciência moderna buscando problematizar alguns dos discursos e práticas sociais implicados na constituição de mulheres cientistas. A pesquisa foi ...
-
-
Neves, Camila Ferreira Pinto das
(2012)
Com intuito de promover uma discussão sobre os cursos de graduação em Ecologia no
Brasil, esta dissertação se propôs a investigar e compreender as abordagens ecológicas
que sustentam os projetos pedagógicos dos cursos ...
-
-
Vaz, Cláudia Patrícia Schutz
(2012)
Essa dissertação teve como propósito analisar como os professores, de uma escola da rede estadual de ensino, se apropriaram do Referencial Curricular Lições do Rio Grande, enquanto proposta de governo, no seu trabalho ...
-
-
Bartelmebs, Roberta Chiesa
(2012)
Esta dissertação tem como objetivo principal compreender o ensino de astronomia nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, propomos a construção de uma Comunidade de
Prática em uma escola de Educação Básica do ...
-
-
Albuquerque, Fernanda Medeiros de
(2012)
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que participaram do Programa de Incentivo à Docência (PIBID) nos anos de ...
-
-
Pinto, Suzi Samá
(2012)
As transformações que a sociedade vem passando ao longo do tempo atreladas aos avanços tecnológicos provocaram mudanças no comportamento e na cultura que impulsionaram novas relações entre os indivíduos e o meio em que ...
-
-
Araújo, Rafaele Rodrigues de
(2012)
Nesta pesquisa buscamos investigar através das ações educativas dos professores de Física em sala de aula do Ensino Médio, a implementação dos temas estruturadores no ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver um ...
-
-
Rodrigues, Maria de Fatima Baldez
(2012)
Neste trabalho dissertativo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, buscamos discutir como a participação no Grupo de Estudos ...
-
-
Viero, Tatiane Vedoin
(2012)
O estudo teve por objetivo geral investigar como a extensão universitária, realizada
por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt), contribui com a
socialização do conhecimento e o fortalecimento da extensão ...
-
-
Silva, Fabiane Ferreira da
(2012)
Nesta tese investigo a inserção e a participação das mulheres no campo da ciência moderna
buscando problematizar alguns dos discursos e práticas sociais implicados na constituição de
mulheres cientistas. A pesquisa foi ...
-
-
Quadrado, Raquel Pereira
(2012)
Esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", com o ...