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dc.contributor.author Goi, Michele Amaral Dill
dc.contributor.author Sparemberger, Raquel Fabiana Lopes
dc.date.accessioned 2012-08-31T01:10:12Z
dc.date.available 2012-08-31T01:10:12Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation GOI, Michele Amaral Dill; SPAREMBERGER, Raquel Fabiana Lopes. Educação ambiental: uma proposta para o desenvolvimento sustentável do planeta. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, v. 26, n. 1, p. 97-124, 2010. Disponível em: <http://www.fdsm.edu.br/Revista/Volume26_1/Vol26_1_4.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2474
dc.description.abstract No presente artigo tratar-se-á, dentro da questão mais ampla e polêmica que é a crise do meio ambiente, da Educação Ambiental. Com a evolução da ciência e da tecnologia, principalmente, o homem superou a dependência que tinha em relação ao meio ambiente no qual estava inserido e começou a dominá-lo, explorando ilimitadamente os seus recursos que são limitados, e, dessa forma, acarretou a crise ambiental. A Conferência de Estocolmo (1972) alertou os Estados quanto ao fato de que a política do “desenvolvimento a qualquer preço”, a longo prazo, é insustentável. Posteriormente, a Rio-92 adotou o desenvolvimento sustentável como meta a ser perseguida para solucionar os problemas ambientais. Porém, tanto a conscientização quanto o desenvolvimento sustentável, só no plano teórico, sem prática correspondente, são precários diante da gravidade da crise do meio ambiente. Diante disso, aponta-se a Educação Ambiental Crítica como um instrumento estratégico fundamental para a sustentabilidade do planeta, uma vez que essa promove a conscientização acompanhada de mobilização. pt_BR
dc.description.abstract In the present article it will be discuss, inside of the widest subject and con troversy that it is the crisis of the environment, of the Environmental Education. With the evolution of the science and of the technology, mainly, the man overcame the dependence that had in relation to the environment in which was inserted and it began to dominate him, exploring ilimitadamente its resources that are limited, and, in that way, it carted the environmental crisis. The Conference of Stockholm (1972) alerted the States for the fact that the politics of the “development at any price”, long term, are unsustainable. Later, the Rio-92 adopted the maintainable development as a goal to be pursued to solve the environmental problems. However, as much the understanding as the maintainable development, only in the theoretical plan, without corresponding practice, they are precarious front to the gravity of the environment crisis. Before that, the Critical Environmental Education is pointed as a fundamental strategic instrument for the sustainability of the Planet, once this promotes the understanding accompanied of mobilization. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Crise ambiental pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental crisis pt_BR
dc.subject Intainable development pt_BR
dc.subject Vironmental education pt_BR
dc.title Educação ambiental: uma proposta para o desenvolvimento sustentável do planeta pt_BR
dc.title.alternative Environmental education: a proposal for the sustained development of the planet pt_BR
dc.type article pt_BR


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