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dc.contributor.advisor Baumgarten, Carlos Alexandre
dc.contributor.author Blank, Deividi Silva
dc.date.accessioned 2012-11-05T19:44:17Z
dc.date.available 2012-11-05T19:44:17Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation BLANK, Deividi Silva. A tragédia em dois tempos: Ifigênia em áulis, de Eurípides, e 1874, de Ivo Bender. 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em História da Literatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2007. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2661
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2007. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado tem por objetivo comparar as tragédias Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e 1874, uma das peças que compõem a Trilogia perversa, de Ivo Bender. Tendo-se em vista que este texto trágico de Bender constitui uma releitura do mito de Ifigênia, agora no contexto da Revolta dos Mucker, pretende-se averiguar em que medida o estudo de seus aspectos estrutural e semântico pode afastá-lo ou aproximá-lo de seu intertexto grego. Não se trata somente de estipular como o mito grego da moça imolada pelo próprio pai apresenta-se em duas peças distintas, mas também de destacar, em alguma medida, as características básicas assumidas pelo gênero trágico ao longo dos séculos. Para tanto, recorrer-se-á a um conjunto de textos teóricos e críticos que vão desde a Poética de Aristóteles até a teoria antropológica de Girard apresentada em A violência e o sagrado, passando por escritos de Nietzsche, Bornheim, Lesky, Kitto e outros. pt_BR
dc.description.abstract Ce mémoire de maîtrise a pour but de comparer les tragédies Iphigénie en Aulide, d’Euripide, et 1874, l’une des pièces qui composent la Trilogia perversa, de Ivo Bender. En tenant compte du fait que ce texte tragique de Bender constitue une relecture du mythe d’Iphigénie dans le contexte de la “Revolta dos Mucker”, on cherche à vérifier dans quelle mesure l’étude de ses aspects structural et sémantique peut l’éloigner ou le rapprocher de son intertexte grec. Il ne s’agit pas simplement de préciser comment le mythe grec de la jeune fille immolée par son propre père se présente dans deux pièces différentes, mais également de relever en quelque sorte les caractéristiques acquises par le genre tragique tout au long des siècles. Pour atteindre cet objectif, on fait appel à un ensemble de textes théoriques et critiques qui vont de la Poétique d’Aristote à la théorie anthropologique de Girard présentée dans La violance et le sacré en passant par des écrits de Nietzsche, Bornheim, Lesky et Kitto, entre autres. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title A tragédia em dois tempos: Ifigênia em áulis, de Eurípides, e 1874, de Ivo Bender pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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