A pedagogização de corpos a partir do body modification: produzindo feminilidades

Domingues, Josiane Vian

Abstract:

 
Com essa dissertação tenho como objetivo principal problematizar como são produzidas as feminilidades sobre os corpos a partir das técnicas do body modification em dois espaços em que a pedagogia está atuando diretamente: na rua e no espaço virtual www.suicidegirls.com. Considero o body modification como sendo um conceito que remete a utilização de técnicas que façam com que os sujeitos adquiram características em seus corpos que em pouco se assemelhem ao biológico, seja a partir da aplicação de tatuagens, piercings, escarificações, brandings... Para responder tal proposta, considero a ciência como sendo aquela que é compreendida no discurso de quem a produz, em outras palavras, nas vontades de verdade dos sujeitos. A ciência aqui está baseada na produção de outros conhecimentos, outros valores nas sociedades, dessa forma, criando outras regras, a partir de outros saberes. É uma forma de reconduzir o saber que é aplicado em uma sociedade. Segundo essa perspectiva, pensar a produção de feminilidades, a partir da utilização de técnicas do body modification e desse modo de compreender a ciência, é colocar sob suspeita as metanarrativas que são construídas como verdade para as mulheres. Para tanto, fundamento esse estudo a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e de Gênero, especificamente utilizando a vertente pós-estruturalista, com os estudos foucaultianos. Os estudos pautados sobre essa vertente consideram tanto os corpos quantos os gêneros dos sujeitos enquanto uma construção social e cultural, envolta em de relações de poder. Para desenvolver a pesquisa, utilizei instrumentos da pesquisa cartográfica e também da análise do discurso, sob perspectiva foucaultiana. Assim, com esse estudo utilizo dois espaços pedagógicos considerados informais, onde as relações acontecem, para analisar como são produzidas as feminilidades sobre os corpos com a utilização das técnicas do body modification: a Avenida Rio Grande, juntamente com o Largo Dr. Pio, na cidade de Rio Grande e o sítio virtual www.suicidegirls.com. Esses espaços me possibilitaram perceber as diferentes maneiras que as mulheres, ao utilizarem as técnicas do body modification, conduzem as suas feminilidades, seja seguindo as normas que são colocadas como verdade ou, ao contrário, criando outras formas de produzi-las. Em outras palavras, pude perceber que a utilização de piercings, tatuagens, dilatadores, escarificações e tantas outras técnicas do body modification até agora identificadas mostram que existem diferentes maneiras de se constituir feminina na sociedade. Algumas adeptas do body modification, tanto as que transitam em determinadas ruas da cidade do Rio Grande (RS) quanto aquelas que são modelos no www.suicidegirls.com, preconizam, em alguns casos, um rompimento, uma resistência às maneiras de produzir as feminilidades, construindo outras formas de ser mulher, seguindo outras condutas, outros modelos para os seus corpos. No entanto, algumas das mulheres entrevistadas apresentam um discurso de que tais técnicas são formas de potencializar as feminilidades legitimadas para elas.
 
With this dissertation, I aim to problematize how are produced the femininities of the bodies from the techniques of body modification in two areas in which teaching is directly acting: on the street and in cyberspace www.suicidegirls.com. I believe that the body modification as the use of techniques that make the people acquire characteristics in their bodies that resemble in some of their biological constitution, from the application of tattoos, piercings, scarification, brandings ... To put this work, I consider science as one that is understood in the discourse of those who produce it, in other words, the wills for truth of the subject and not the hegemonic, which presents the correct answer, the only legitimate, which was based on mathematical discoveries in the middle of the sixteenth century. The science here is based on the production of other knowledge, other values in society, creating other rules, from other knowledge. These, to produce knowledge, has educated and pedagogizing bodies, in other words, it produces the subject and sets their modes of being and acting in society. From this perspective, think about the production of femininities, from the use of techniques of body modification is put under suspicion the “metanarrativas” that are built as true for women. To this end, the foundation to work from the perspective of Cultural Studies and Gender, specifically using the present poststructuralist, with reference to the analysis of Michel Foucault. Studies had ruled on this case consider both the bodies and genders of the people as a social and cultural construction, involved in power relations. To develop the research, I used research instruments and also mapping of discourse analysis, Foucauldian perspective. So with this study using two pedagogical spaces considered informal, where relationships happen, to analyze how femininities are produced on bodies with the use of techniques of body modification: Avenida Rio Grande, along with the Largo Dr. Pius in City of Rio Grande and the site Virtual www.suicidegirls.com. These spaces allowed me to understand the different ways that women, by using the techniques of body modification, conduct their femininity, is following the rules that are placed as truth or, conversely, creating other ways to produce them. In other words, I could see that the use of piercings, tattoos, dilators, scarification and many other techniques of body modification identified so far show that there are different ways to provide women in society. Some devotees of body modification, both those who move in certain streets of Rio Grande (RS) as those who are models in www.suicidegirls.com, advocate, in some cases, a break up, a resistance to the ways of producing femininities by constructing other forms of being a woman, following other approaches, other models for their bodies. However, some of the women present a speech that such techniques are ways to enhance the legitimacy femininity to them.
 

Description:

Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.

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