O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal

Malaquias, Januária da Fonseca; Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner; Silva, Cristina de Souza; Diniz, Heloísa Damasceno; Santiago, Maria Cristina

Abstract:

 
As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental.
 
Ludic characteristics inserted in games contribute to an learnship pleasure, which involves the society for the exchange of ideas and the search of new knowledges related to socioenvironmental subjects. This practice is important, because by the socioenvironmental education, are developed knowledges, comprehensions, abilities and motivation, which aggregate in the scope of sustainability. In order to proceed to organize the didactic material, developed by the Technological Degree in Environmental Management and by Post-Degree in Sustainability and Social Responsibility, between 2008 and 2011, this term evaluated the structure and the adequation of 42 games listed to based on age, subject, category (board, memory, bingo, etc.) described in the presented rules. The perception of different public, like Viva a Praça, EXPOUNA, family party by São Paulo Irmãs Angélicas also were sistematized to subsidisize this analysis. Then, we conclude the development of interactive pedagogical strategies, like games, has stimulated experiences which has permitted the individual reflected his habits in community and in the environmental where they are inserted, avaiabling the subject to make choices and the effective participation by socioenvironmental education. Key words: Ludic characteristics. Community. Academic integration.
 

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