Técnico em meio ambiente e educação ambiental: campus pinheiral do instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Novicki, Victor de Araujo; Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos

Abstract:

 
Este artigo objetiva analisar a formação do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio, enfatizando as competências e habilidades relacionadas ao seu papel de educador ambiental. O estudo, que adota uma perspectiva crítica ao nosso modo de produção, foi desenvolvido no Campus Pinheiral do IFRJ, através dos seguintes procedimentos metodológicos: (a) análise documental: legislação em vigor, Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso, (b) questionários: aplicados em 10 professores e 41 formandos, (c) entrevistas: realizadas com sete professores. Constatamos existirem problemas com a prática docente, conforme avaliam alunos, professores e gestores, tais como: não estabelecimento de relações entre as discussões feitas em sala de aula e as realidades local e profissional, pouca articulação entre teoria e prática, ênfase na elaboração de projetos, que não são implementados e, quando o são, não têm continuidade, o que, em seu conjunto, não contribuiu na construção de situações de aprendizagem significativas para a formação de educadores ambientais.
 
This paper aims at analyzing the education process of High School Environment technicians by highlighting their competences and skills regarding their roles as environmental educators. This study, which shows a critical perspective on our production system, was carried out on Pinheiral Campus, at the IFRJ, by using the following methodological procedures: (a) document analysis: legislation, Political and Pedagogical Plan and Course Syllabus; (b) questionnaires: applied to 10 teachers and 41 senior students; and (c) interviews: applied to 7 teachers. Results showed that the evaluation made by students, teachers and managers identified problems concerning the teachers‟ work, such as: lack of relations among class discussions and the local and professional reality, little connection between theory and practice and emphasis on the development of projects that are not implemented (when they are, there is no continuity). As a whole, they do not contribute to construct meaningful learning experiences in environmental educators‟ developmental processes.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos