Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Moacir Langoni de
dc.contributor.author Galiazzi, Maria do Carmo
dc.date.accessioned 2014-12-17T14:14:56Z
dc.date.available 2014-12-17T14:14:56Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation SOUZA, Moacir Langoni de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Educação ambiental em projetos de aprendizagem: as lidas de um grupo de professoras na tecitura de uma rede de coletivos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2007. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p532.pdf>. Acesso em: 29 out. 2014 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4721
dc.description.abstract Focalizam-se os movimentos de formação permanente nas lidas de um grupo de professoras que, via Projetos de Aprendizagem, pretendeu incorporar princípios da Educação Ambiental ao currículo numa escola de ensino médio. Procuramos evidenciar a constituição de uma comunidade de aprendizagem permeada por uma rede de interações no âmbito de um projeto interinstitucional em que se objetiva articular formação permanente com desenvolvimento curricular. Ao problematizarmos nossas teorias e tecermos nossa trama pedagógica carregada de intencionalidades, também realizamos um movimento em que nos percebemos nessa rede. Apresentam-se compreensões elaboradas a respeito do trabalho desenvolvido com a metodologia de Projetos de Aprendizagem, enquanto parte dos diálogos que fazemos com as professoras, principais interlocutoras nesse processo. Estes diálogos evidenciam a possibilidade de produção de compreensões a respeito do trabalho de forma mais válida. pt_BR
dc.description.abstract This paper focuses on the movements concerning permanent teacher education in a group of high school teachers in a public school. The proposal aims at incorporating principles of Environmental Education into the curriculum, in a program called Learning Projects. We have highlighted the constitution of a learning community permeated by a net of interactions; it is an inter-institutional project whose objective is to articulate teacher education and curriculum development. As we problematize our theories and weave our pedagogical web, full of intentions, we also perform a movement of walking to ourselves. We have presented considerations about the work developed through the methodology of Learning Projects. The dialogues we had with the participants involved in the process allowed us to understand their work better. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Projetos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject Learning projects pt_BR
dc.title Educação ambiental em projetos de aprendizagem: as lidas de um grupo de professoras na tecitura de uma rede de coletivos pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in a learning projects: the dailyworks of teachers group in a weaving of a collectives net pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record