Do diálogo socrático ao diálogo crítico: reflexão e ação como atitude de conscientização

Freitas, André Luis Castro de; Freitas, Luciane Albernaz de Araujo

Abstract:

Constata-se, na educação, a dificuldade de engendrar novas formas de relações, de modo especial no que tange ao desenvolvimento de atividades teóricas e práticas no espaço tempo da sala de aula. Apoiando à afirmativa compreende-se como indício às modificações, que se estabelecem em curso, nas relações professor-estudante, observando o quadro da sala de aula, quando se parte da ideia de que a informação torna-se, acentuadamente, disponível a um número cada vez maior de pessoas. Compreende-se que esse indício suscita para radicais transformações na construção do diálogo no mundo da educação. A obra freiriana aponta para a problematização dessa proposição, na tentativa de encontrar limites e definições que permitam alternativas de tornar os espaços do ensinar e do aprender para além de uma proposta conteudista. Nesse sentido, a educação problematizadora é a humanização em processo, conquistada pela práxis, a qual implica a reflexão e a ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo, respondendo a essência do ser, da consciência e de sua intencionalidade. O texto possui por objetivo (re) descobrir categorias freirianas analisando práticas educativas que exercitam o movimento entre reflexão e ação como atitude de conscientização, quando parte-se do conceito de situação gnosiológica, onde a premissa é um professor aberto ao aprendizado e à realidade de seus estudantes. Considerando esses pressupostos pretende-se problematizar o diálogo freiriano para além de considerá-lo como motivador da aprendizagem, mas como processo de tomada de consciência articulado a educação, inserido como proposta de ação sobre a realidade constituída.

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  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos