-
-
Oliveira, Célia Zeri de; Campos, Jailma Bulhões; Oliveira, Marcia Andréa Almeida de
(2022)
Neste ensaio, tratamos da Análise do Discurso enquanto um procedimento teórico-metodológico, apresentando três de suas abordagens, a saber: dialógica, psicanalítica e crítica. O nosso objetivo principal consiste ...
-
-
Kolmar, Agelita Vargas
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão
geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola
multisseriada. Num primeiro momento foi ...
-
-
Franco, Maria Teresa Bajarano; Martín, Irene Martínez
(2023-02-01)
Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na
formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é:
conhecer como narramos as práticas educativas ...
-
-
Vieira, Hamilton Edio Santos; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes,
procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas
docentes. Ao se pensar os saberes docentes ...
-
-
Cavalcanti, Júlia Nazário de Abreu
(2013)
O artigo enfoca a importância do cumprimento da Lei Nº 9.795/99 da Política Nacional
de Educação Ambiental, esta institui a Educação Ambiental no Brasil – que é a base da resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012, que ...
-
-
Oliveira, Johnny Chaves de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as
temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico,
adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, ...
-
-
Iwamoto, Thiago Camargo; Cardoso, Taynara Reges; Oliveira, Leonardo Mercês de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das
intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a
práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de ...
-
-
Branco, Alessandra Batista de Godoi; Royer, Marcia Regina; Nagashima, Lucila Akiko
(Editora da FURG, 2018)
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Castro, Roney Polato de
(2023-02-01)
O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em
educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para
pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de ...
-
-
Avila, Milena Aires de; Feitosa, Raphael Alves; Santos, Felipe Ramon
(2020)
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista,
buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de
uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada ...
-
-
França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes
da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do
Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram ...
-
-
Díaz, Allyson Bullido; Mateos, Antonio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017-09-21)
El transgénero constituye una de las realidades de la diversidad sexual humana.
Su presencia evidente en la sociedad sigue siendo invisibilizada por los prejuicios y el
desconocimiento. El presente artículo relata la ...
-
-
Silva, Apolônia Ferreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado
realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz
de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a ...
-
-
Padilha, Lucia Mara de Lima; Dainelli, Elisângela Avelar; Silva, Márcia Barbosa da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada
com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O ...
-
-
Machado, Gabriella Eldereti; Oliveira, Valeska Maria Fortes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
Este artigo se propõe com base nos estudos de Cornelius Castoriadis sobre Imaginário
Social discutir e aproximar-se da relação entre o instituído e instituinte para
problematizar as questões de gênero e diversidade sexual ...
-
-
Gonini, Fátima Aparecida Coelho; Petrenas, Rita de Cássia; Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado
como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo,
realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um ...