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dc.contributor.author Ruver, Cesar Alberto
dc.contributor.author Machado, Cíntia Rodales
dc.contributor.author Bastos, Cezar Augusto Burkert
dc.contributor.author Dias, Claudio Renato Rodrigues
dc.date.accessioned 2015-06-14T19:36:25Z
dc.date.available 2015-06-14T19:36:25Z
dc.date.issued 2013-05
dc.identifier.citation RUVER, Cezar Alberto et al. Viabilidade técnico-econômica da areia eólica estabilizada com agentes aglomerantes para emprego em pavimentação. Teoria e Prática na Engenharia Civil, v. 13, n. 21, p.13-24, 2013. Disponível em: <http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/Art2_N21.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1677-3047
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5029
dc.description.abstract Na região costeira sul do Estado do Rio Grande do Sul não existem materiais adequados para compor as diferentes camadas dos pavimentos. Como solução, são empregados: (a) rocha britada, proveniente de outras regiões ou (b) solo local (areia eólica) estabilizado com cimento e/ou cal mais cinzas. Apesar dos resultados bem sucedidos de ambas as técnicas, não existem estudos indicando qual é mais economicamente viável. Este trabalho apresenta os resultados do material estabilizado com cimento e com cinza adicionando duas cais, confrontando seus custos com a brita graduada. Os resultados indicam que a areia eólica estabilizada com mais de 10% de cimento Portland CP IV 32 (aos 7 dias de cura) e com teores de 28% de misturas de cinza volante e cal hidratada (aos 28 dias de cura) ou cal hidráulica (aos 120 dias de cura) atingem a resistência de 2,1 MPa. Em termos de custos, verificou-se que somente o tratamento com cinza e cal hidráulica torna-se mais barata que a brita graduada. pt_BR
dc.description.abstract In the south coast of the Rio Grande do Sul State, Brazil, don´t have appropriate materials that can use in pavements layers. As solutions has been adopted: (a) crushed stone from others regions or (b) stabilization of local soil (eolic sand) with Portland cement and/or lime more fly ash. Despite the successful results, don´t have economic studies that indicate that of the two technics is cheaper. This research will show the results of the stabilizations materials with Portland cement and two kinds of lime, comparing their costs with those of crushed stone. The results indicate that stabilizations of eolic sand with more than 10% of Portland cement (Brazilian type: CP IV 32) (7 days seasoning) and with 28% a mixture of fly ash and hydrated lime (28 days seasoning) or hydraulic lime (120 days seasoning), reach simple compression resistance about 2,1 MPa, at the respective seasoning time. Only stabilization with fly ash and hydraulic lime is cheaper than other mixtures. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title Viabilidade técnico-econômica da areia eólica estabilizada com agentes aglomerantes para emprego em pavimentação pt_BR
dc.title.alternative Technical and economical viability of eolic sand stabilization by cementation products to use in pavements layers pt_BR
dc.type article pt_BR


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