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dc.contributor.advisor Fornos, José Luís Giovanoni
dc.contributor.author Loureiro, Diana Gonçalves
dc.date.accessioned 2016-05-13T16:07:25Z
dc.date.available 2016-05-13T16:07:25Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation LOUREIRO, Diana Gonçalves. A paródia pós-moderna nos contos de João Melo. 2010. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História da Literatura) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6122
dc.description.abstract O presente trabalho visa à análise de contos de João Melo, escritor e poeta angolano, encontrados nas obras Filhos da Pátria (2001), O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida (2006) e O homem que não tira o palito da boca (2009). Ancorado principalmente nas teorias de Linda Hutcheon, o estudo do corpus de pesquisa procura demonstrar como conceitos como a paródia, a metaficção historiográfica e a ironia, presentes na teoria pós-moderna, comportamse na literatura angolana contemporânea. Levando em consideração que os contos selecionados fazem parte de um contexto ex-cêntrico, ou seja, fora do centro, cabe verificar a forma como a teoria pós-moderna manifesta-se na ficção de João Melo, refletindo os dilemas sociais enfrentados em um momento em que o país procura superar problemas gerados ainda no período de guerra civil, como a corrupção e o preconceito étnico. pt_BR
dc.description.abstract The present work aims the analysis of the short stories published in the books Filhos da Pátria (2001), O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida (2006) and O homem que não tira o palito da boca (2009) by João Melo, an Angolan writer and poet. Based mainly on the theories by Linda Hutcheon, this research tries to demonstrate how some concepts such as parody, historiographic metafiction, and irony, found in the postmodern theory, work within the contemporary Angolan literature. Taking into account that the selected short stories are part of a context considered ex-centric, what is outside the centre, it is worth to verify the way how the postmodern theory is expressed in João Melo’s fiction, reflecting the social issues of a nation in a moment when the country tries to solve problems like corruption and ethnical prejudice, that have begun back in the civil war period. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.title A paródia pós-moderna nos contos de João Melo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
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