-
-
Freitas, Fabrício Monte
(2014)
O presente trabalho traz uma análise dos impactos e das impressões dos diretores das escolas municipais urbanas da cidade do Rio Grande - RS a respeito das avaliações externas realizadas pela União. A dissertação também ...
-
-
Nunes, Evandro dos Santos
(2017)
Esta dissertação dedica-se a problematizar o programa municipal de segurança pública denominada BGV na Paz, produzido e colocado em funcionamento no início do ano de 2015 em um bairro considerado violento na cidade do Rio ...
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Santos, Keli Ávila dos
(2018)
Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como as representações sobre determinados tipos de infâncias funcionam como instrumento pedagógico capaz de ensinar lições, fazendo circular, em artefatos da cultura, ...
-
-
Bonilha, Aline Marques
(2018)
Este trabalho visa apresentar a Dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem por objetivo compreender o ...
-
-
Machado, Gisele Maria Rodrigues
(2018)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais ...
-
-
Lopes, Emanuele Dias
(2018)
Esta dissertação apresenta análises da investigação intitulada "O ensino da cidade para crianças em perspectiva: Olhares sobre materiais didáticos utilizados por professoras dos Anos Iniciais", que foi desenvolvida no ...
-
-
Claro, Lisiane Costa
(2014)
O presente estudo aborda a temática da educação escolar nas comunidades
tradicionais. Essa abordagem ocorre a partir do estudo de caso da Ilha da Torotama,
Rio Grande/RS. É reconhecido que as comunidades tradicionais ...
-
-
Katz, Elvis Patrik
(2018)
O autodenominado Escola Sem Partido é uma espécie de movimento social que ao longo dos últimos anos vem atacando sistematicamente a categoria docente. Fundada em 2004, a organização tem por finalidade combater a existência ...
-
-
Pereira, Eveline Caren Genesini
(2018)
A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Lima, Luciano Soares
(2018)
Torna-se imperativo que os processos educativos contemplem questões relacionadas a valores etico-estéticos que possibilitem questionamentos e tomadas de posição com relação à importância de uma vida pautada pela boa ...
-
-
Ferreira, Daiane Ferreira
(2018)
A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender ...
-
-
Correa, Camila Bottero
(2017)
Esta dissertação tem por objetivo problematizar como os discursos da inclusão escolar, materializados em documentos oficiais, colocam em funcionamento estratégias de governamento que operam sobre os normais. Para tanto, ...
-
-
Silva, Marlon Silveira da
(2016)
Em consonância com o projeto de Brasil republicano de base higienista e eugenista, grande parte dos discursos produzidos pela intelectualidade brasileira defenderam a escola e a família como espaços estratégicos de ...
-
-
Arruda, Kelly de Aguiar
(2018)
Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, na Linha de Pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", com apoio financeiro do CNPq. A questão ...
-
-
Caseira, Veridiana Gomes
(2017)
A presente dissertação se trata de uma proposta de investigação que está inserida na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - ...
-
-
Silva, Luciana Vitoria da
(2019)
Esta dissertação persegue a pergunta "O que pode um currículo?", tomando currículo enquanto um conjunto de arranjos que visa produzir egressos que são previamente projetados. Certa desconfiança em relação ao que é produzido ...
-
-
Dominguez, Emiliane Rodrigues
(2018)
Esta dissertação, vinculada a linha Espaços e Tempos Educativos, se constitui em um estudo acerca da Pedagogia Hospitalar, que busca problematizar as práticas recreativas-pedagógicas efetivadas na pediatria da Associação ...
-
-
Conceição, Sheila Pedroso da
(2019)
Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa Políticas educacionais e currículo ou Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ...