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dc.contributor.author Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
dc.contributor.author Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.date.accessioned 2016-08-30T19:40:52Z
dc.date.available 2016-08-30T19:40:52Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 9, n. 1, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310>. Acesso em: 12 jan. 2014. pt_BR
dc.identifier.issn 1516-084X
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6430
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this paper is to show that it is possible to stimulate informal learning in museums by means of virtual communities based on repositories of learning objects, communicatory tools and the production of learning objects by the visitors. The focus of the work is to stimulate informal learning by motivating the participation/involvement of the visitor in the activities of a virtual community of museum’s visitors, following the assumption that information, communication, interaction and cooperation are essential for the learning process in the informal context of museums. We believe that the informal learning process that can be provided by virtual communities, together with learning resources like learning objects, can provide the necessary means for the educational actions in museums. In view of this, we have built and successfully experimented with CV-Muzar, a learning object-based virtual community environment for the Augusto Ruschi Zoobotanic Museum at UPF, that we report in this paper. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Comunidades virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem informal em museus pt_BR
dc.subject Informática na educação em museus pt_BR
dc.subject Objetos de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Virtual communities pt_BR
dc.subject Informal learning pt_BR
dc.subject Computer science in the education in museums pt_BR
dc.subject Learning Objects pt_BR
dc.title Ampliando as ações educativas dos museus por meio da formação de comunidades virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.title.alternative Enhancing educational actions in museums through virtual learning communities pt_BR
dc.type article pt_BR


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