Show simple item record

dc.contributor.author Dorini, Clayton Luis Vieira
dc.contributor.author Souza, Altamir da Silva
dc.contributor.author Rodrigues, Marcio Silva
dc.date.accessioned 2011-06-08T18:52:12Z
dc.date.available 2011-06-08T18:52:12Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation DORINI, Clayton Luiz Vieira ; SOUZA, Altamir da Silva ; RODRIGUES, Marcio Silva . Clientes inativos: criando oportunidades de reconquista. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2003, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto: Abepro, 2003. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0208_0878.pdf> Acesso em: 07 jun. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/668
dc.description.abstract Pesquisas com clientes inativos servem para identificar falhas e problemas internos, e obter informações sobre o ambiente; e, a partir das informações, corrigir processos, melhorar a qualidade, evitar a repetição de erros, reduzir deserções e reconquistar clientes. Em função da redução do número de clientes de uma empresa, de médio porte, que atua na área de transporte rodoviário de cargas, propôs-se a realização do presente trabalho, com o objetivo de identificar os motivos da inatividade ou afastamento de seus clientes. Para realizar o estudo, qualitativo-exploratório, adotou-se uma amostra de clientes, selecionados por julgamento, inativos há mais de três meses. Realizou-se entrevistas com o auxilio de um roteiro contendo os seguintes tópicos: motivos da inatividade ligados à empresa e ao ambiente; sugestões de melhorias, características valorizadas na concorrência, aspectos que levariam os clientes a retornar a empresa. Em síntese, quanto ao ambiente constatou-se a crise econômica como principal motivo para inatividade; já em relação à empresa verificou-se: falta de contato comercial, atrasos na entrega de encomendas e dificuldade competitiva com relação a empresas concorrentes. Em face dos resultados sugeriu-se à empresa: revisão da estratégia de preços; reestruturação da política de entregas; desenvolvimento de trabalho de pós-venda; e envolvimento dos funcionários nas mudanças estratégicas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Clientes inativos pt_BR
dc.subject Serviços de recuperação pt_BR
dc.subject Falhas em serviços pt_BR
dc.title Clientes inativos: criando oportunidades de reconquista pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record