Aleitamento materno: estudo comparativo sobre o conhecimento e o manejo dos profissionais da Estratégia Saúde da Família e do modelo tradicional

Vasquez, Jamila; Dumith, Samuel de Carvalho; Susin, Lulie Rosane Odeh

Abstract:

 
avaliar e comparar o conhecimento e a qualidade do manejo do aleitamento materno (AM) entre profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas unidades básicas de saúde com modelo tradicional, no Município de Rio Grande/RS, em 2012. Métodos: foi aplicado aos 269 profissionais um questionário para avaliar o conhecimento e o manejo do AM por meio de escores classificados como satisfatório, regular e insatisfatório. A comparação das proporções se realizou através do Teste Exato de Fisher e o Teste t de Student foi utilizado visando à comparação das médias. Desenvolveu-se também análise de mediação controlando o efeito do modelo de atenção para algumas variáveis. Resultados: somente 22 (8,2%) e 50 (18,6%) dos profissionais apresentaram desempenho satisfatório nos escores de conhecimento e manejo, respectivamente, tendo os trabalhadores da ESF melhores desempenhos, quando comparados aos profissionais do modelo tradicional, sendo essa diferença significativa (p<0,05), exceto para os auxiliares e técnicos de enfermagem no escore de manejo (p=0,05). Conclusões: o desempenho dos profissionais mostrou-se aquém do esperado para quem lida diretamente com a amamentação, fato mais evidente no modelo tradicional. Dessa forma, comprova-se a necessidade de capacitação dos profissionais objetivando-se promover efetivamente o sucesso do AM.
 
to evaluate and compare knowledge and quality of management of maternal breastfeeding (MB) among professionals operating within the Family Health Strategy (FHS) and those working in basic health units using the traditional model, in the municipality of Rio Grande in the Brazilian state of Rio Grande do Sul, in 2012. Methods: 269 professionals answered a questionnaire designed to evaluate their knowledge and management of MB by way of scores of satisfactory, regular and unsatisfactory. Comparison was carried out using Fisher’s exact test and Student’s t test to compare the means. The analysis also examined the effect of various other variables independent of the model of care. Results: only 22 (8.2%) and 50 (18.6%) of professionals attained a score of satisfactory for knowledge and management respectively, with FHS professional performing significantly better than those using the traditional model, (p<0.05), with the exception of auxiliary nurses and technical assistants in the case of the management (p=0.05). Conclusions: the performance of professionals was found to fall short of expectations among those who deal directly with breastfeeding, especially those using the traditional model. This demonstrates the need for professional training as a way of effectively promoting the success of MB.
 

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