Show simple item record

dc.contributor.author Vaghetti, César Augusto Otero
dc.contributor.author Botelho, Silvia Silva da Costa
dc.date.accessioned 2017-06-08T12:16:48Z
dc.date.available 2017-06-08T12:16:48Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-3452
dc.identifier.issn 0102-7352
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7192
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this research was to present a revision of recent researches involving ergonomics and usability in environments of mixed reality. The challenges associated to the future of virtual environments of training that arise with those technologies and what computational, educational and ergonomics resources should be implemented, were investigated. The bibliographical revision was carried out through the search in three service of index-linking in the Web, indicate that few researches utilize technologies of increased and mixed reality with emphasis in the educational aspects. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Usabilidade pt_BR
dc.subject Realidade aumentada pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Usability pt_BR
dc.subject Augmented reality pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências pt_BR
dc.title.alternative Ergonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trends pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record