A lei do estágio e sua aplicabilidade: uma análise baseada nos estagiários do curso de direito da FURG

Gonçalves, Caroline Soares

Abstract:

 
Este trabalho tem como seu principal objetivo analisar o papel da lei do estágio e a contribuição para a regulação dos estágios vivenciados pelos discentes do Curso de Direito da Universidade Federal de Rio Grande - Furg. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida para ava- liar qualitativamente a realização dos estágios. No que tange aos aspectos estruturais, ainda na parte introdutória, são feitas considerações a respeito do contexto global e o perfil do estagiá- rio de Direito com base no estímulo ao desenvolvimento de novas competências. Como foco da avaliação do cumprimento da lei do estágio e satisfação dos estagiários, o trabalho faz uma crítica à falta de fiscalização e a dinâmica utilizada para recrutar os estagiários na graduação. Estuda ainda aspectos vinculados ao desenvolvimento organizacional, enxergando o estágio como uma ferramenta de construção da proposta metodológica da formação do bacharel em Direito. Como metodologia a pesquisa contempla uma pesquisa documental e de campo. Vis- to que o número de estagiários é muito grande, quanto à consecução dos objetivos, a pesquisa será qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados, entre outros aspectos, permitirão concluir se a Lei é cumprida e disseminada nas instituições, qual o rigor da fiscalização, se existe a relação entre conteúdo e prática das atividades realizadas nesses estágios e a satisfa- ção dos estagiários ativos no mercado de trabalho.
 
This work has as its main objective to analyze the role of the law of the stage and the contribution to the regulation of stages carried out by the students of the law school of Furg. This is a survey designed to evaluate qualitatively the completion of stages. Regarding the structural aspects, even in the introductory part, considerations are made about globalization and Law intern profile, based on encouraging the development of new skills. Focus on law enforcement evaluation of internship and trainee satisfaction, the work is a critique of the lack of supervision and the dynamics used to recruit trainees in graduation. Studies still aspects linked to organizational development, see the stage as a tool of building the methodological proposal of the formation of the Bachelor's degree in law. As the research methodology in- cludes a documentary and field research. Since the number of trainees is very large, as the objectives, the research is qualitative, descriptive and exploratory. The results, among other things, will make it possible to conclude if the law is enforced and disseminated in the institu- tions, which the accuracy of inspection, if there is a relationship between content and prac- tice of the activities carried out in these stages and the satisfaction of trainees on the labour market assets.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito