Show simple item record

dc.contributor.advisor Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.author Ávila, Daniel da Silva de
dc.date.accessioned 2020-04-07T16:20:10Z
dc.date.available 2020-04-07T16:20:10Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation ÁVILA. Daniel da Silva de. Explorando o Lúdico no Ensino da Física. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8565
dc.description.abstract Esta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que são produzidos com a intenção de tornarem as aulas de Ciências mais atraentes e interessantes aos estudantes, com raras exceções, se resumem a questionários distribuídos ao longo de trilhas em tabuleiros, sendo permitida a passagem somente dos indivíduos aptos e portadores do conhecimento, sem ser questionada a interação social a que o indivíduo poderia ser exposto. Neste jogo proposto, situações da vida quotidiana se encontram fragmentadas nas cartas e são agrupadas durante o seu decorrer, compondo cenários onde se evidenciam as temáticas conceituais de Energia, Temperatura, Trocas de Energia e Equilíbrio Energético. A composição vai sendo montada enquanto os jogadores interagem socialmente, que é mais um fator de significância para o aprendizado e para a busca de novos conhecimentos. Também faz parte desta atividade o relato da sua utilização em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama e a analise do desempenho deste material como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido. pt_BR
dc.description.abstract This activity aims to present a card game designed in order to be a more focused appeal to captivate the attention of individuals for the study of physics and science. Although there is a long list of games that are produced with the intention of making the science classes more attractive and interesting to students, with rare exceptions, boil down to questionnaires distributed along tracks on trays, passing is permitted only from qualified individuals and carriers knowledge, unchallenged social interaction that the individual could be exposed. In that game, situations of everyday life are fragmented and the letters are grouped during its course, making up scenarios where they show the conceptual themes of Energy, Temperature, Energy Exchanges and Balance. The composition is being mounted as players interact socially, which is another significant factor for learning and the pursuit of new knowledge. Also part of this activity the account of its use in a class of fourth year of elementary school at the Silva Gama State High School and performance analysis of this material as the trigger curiosity about therein scientific knowledge. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogical Games pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.subject Science Teaching pt_BR
dc.title Explorando o Lúdico no Ensino da Física pt_BR
dc.title.alternative Exploring the ludic in physics education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
  • Show simple item record