Show simple item record

dc.contributor.advisor Collares, Magno Pinto
dc.contributor.author Schroeder, Claudio de Werk
dc.date.accessioned 2020-04-07T23:29:36Z
dc.date.available 2020-04-07T23:29:36Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SCHROEDER, Claudio de Werk. Indo além das três fases da matéria. 2016. 78 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de estatística, matemática e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8603
dc.description.abstract Este trabalho é o resultado da aplicação de uma Sequência Didática, intitulada: “INDO ALÉM DAS TRÊS FASES DA MATÉRIA”. Esta sequência didática foi aplicada à estudantes de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do Município de Rio Grande/RS e está disponível no Apêndice A. A aplicação desta Sequência Didática possibilitou ao estudante conhecer os estados de plasma e condensado de bose-einstein, além dos três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso). Desta forma dando a oportunidade, talvez única, de conhecer os estados de plasma e condensado de bose-einstein. Através de analises dos questionamentos realizados na atividade, disponível na secção Avaliação, foi possível observar que houve uma mudança dos estudantes, confirmando efetivação do objetivo proposto. pt_BR
dc.description.abstract This work is the result of applying a Didactic Sequence entitled “GOING BYOND THE THREE PHASES OF MATTER”. This didactic sequence was applied to students of 2nd year of high school in a public school of the city of Rio Grande/RS which is available in the Appendix A. The application of this didactic sequence allowed the student to know the plasma state and the bose-einstein condensate state, in addition to the three physical states of matter regularly studied (solid, liquid and gas). Thus, giving the high school student the opportunity, perhaps unique, to meet the plasma state and the bose-einsten condensate state. Based on the analysis of the answers of the questions made on the activities (available in the Evaluation section) is observed that there was a conceptual change of students, confirming the effectiveness of the proposed objective. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject sequência didática pt_BR
dc.subject fases da matéria pt_BR
dc.subject estado de plasma pt_BR
dc.subject estado de condensado de bose-einstein pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject meaningful learning pt_BR
dc.subject teaching sequence pt_BR
dc.subject phases of matter pt_BR
dc.title Indo além das três fases da matéria pt_BR
dc.title.alternative Going beyond the theree phases of matter pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
  • Show simple item record