As ideias históricas de alunos da oitava série do ensino fundamental sobre a ditadura militar.

Matte, Dinorah Amara

Abstract:

 
Na presente pesquisa, propomos analisar como as questões do Ensino de História se processam na formação da Consciência Histórica dos discentes da oitava série da Escola Estadual Wandelina Nunes, em Santa Vitória do Palmar, bem como esses estudantes se apropriam dos saberes sobre a Ditadura Militar e de que forma constroem suas aprendizagens históricas diante da relação passado e presente. Para tanto, no processo de desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados: o livro didático adotado pela escola; três livros didáticos utilizados no período que compreendeu a Ditadura Militar no Brasil, de 1964 a 1985; um livro didático do novo PNLD, que, possivelmente, poderia ser adotado na escola a partir de 2014; vídeo e conversa informal com pessoas que viveram nesse período. Os livros didáticos, além de servirem de material de apoio aos professores em sala de aula, apresentam-se como um meio - muitas vezes o único - de acesso à formação e à informação. Nesse sentido, a análise das diferentes abordagens assumidas nesses livros, no que se refere à Ditadura Militar, ajuda a entender a formação da consciência coletiva de uma comunidade ou nação, tendo em vista o alcance nacional destes. Os referidos livros foram escolhidos por terem sido amplamente utilizados, no período pesquisado, nas salas de aula de Santa Vitória do Palmar. Assim, objetivamos compreender, através da análise dos referidos livros didáticos e das narrativas dos estudantes, como foi construída a consciência social em relação às privações sofridas pela população, como tortura, repressão e censura, nesse período. Por este motivo, buscamos observar como, ao decorrer do tempo e especialmente no período da Ditadura Militar, a abordagem explícita ou implícita nos livros didáticos contribuiu para enraizar, na construção da sociedade, uma mentalidade crítica referente ao período.
 
In this research we propose to analyze the History of Education issues are processed in forming the Historical Consciousness of eighth-graders of Wandelina Nunes School in Santa Vitória do Palmar. As these students take ownership of knowledge about the military dictatorship, and even more, as they build their historical learning across from the past and present relationship. So, were used in the research development process the textbook adopted by the school, three textbooks used in the period that included the military dictatorship in Brazil, from 1964 to 1985, a textbook of the new PNLD that came to be chosen and possibly be adopted at the school from 2014, video and informal conversation with people who lived in that period. Analyze textbooks becomes a necessity in mind that in addition to material support to teachers in the classroom is presented as a means, and often the only, access to training and information, therefore analyze the different approaches assumed by them in the question of the military dictatorship, helps to understand the formation of the collective consciousness of a community or nation, as the national coverage of it. These books were chosen by the criterion of being classified as widely applied in research period, in the classrooms of Santa Vitória do Palmar. The objective is to search through the analysis of these textbooks and the narratives of the students as the social conscience was built on the issue of deprivations suffered by the population as: torture, repression and censorship in that period. For this reason we seek to observe how the passage of time and especially during the military dictatorship the explicit or implicit approach in textbooks contributed to root in building society a critical mindset for the period.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História