A plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em matemática : um relato de experiência

Corrêa, Paulo Marcus Hollweg

Abstract:

 
O trabalho aqui descrito relata uma experiência de ensino híbrido com estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Rio Grande do Sul, localizada na cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. O recurso tecnológico utilizado foi a plataforma educacional Khan Academy e o trabalho relaciona recursos de funcionamento da plataforma com descobertas da Neurociência Cognitiva, com base: na leitura do livro "Um Mundo, Uma Escola: a educação reinventada", cujo autor - Salman Khan - é o criador da plataforma Khan Academy; na leitura do livro "Aprendendo a Aprender: como ter sucesso em matemática, ciências e qualquer outra matéria" de autoria de Bárbara Oakley; do curso "Aprendendo a Aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis" também de Bárbara Oakley e Terrence Sejnowski, disponível na plataforma Coursera; e da experiência do autor desse trabalho e seu orientador no uso da plataforma Khan Academy, que possibilitou estabelecer algumas relações entre o modo como opera a plataforma, e o modo como opera o cérebro humano em processos de aprendizagem. Algumas grandes vantagens da plataforma Khan Academy residem no respeito ao ritmo e tempo próprio de cada indivíduo em seu processo de aprendizagem, na imensa e variada quantidade de problemas a serem resolvidos pelos estudantes, com feedback imediato dos resultados obtidos em direção ao domínio das habilidades pretendidas, além da possibilidade de acompanhamento - pelo professor-tutor - do processo, ao invés da centralização no produto, permitindo desta forma uma avaliação contínua e personalizada do estudante com intervenções pontuais em suas atividades auxiliando-o na busca de autonomia intelectual. E finalmente, outro elemento importante que se faz presente na plataforma Khan Academy são as características de games, que sabidamente provocam reações neuronais que estimulam a atenção, concentração, combate à procrastinação, entre outras. Embora deva ser destacado que essa plataforma não se trata de um game, vários de seus recursos levam ao usuário experimentar sensações semelhantes aos jogadores de games quando, ao vencerem desafios e cumprirem tarefas, recebem estímulos como medalhas, pontos de energia bem como sinais sonoros e imagens visuais estimulantes do desejo de seguir avançando em direção ao domínio de habilidades.
 
The thesis here presented reports a hybrid teaching experience with elementary level students from Rio Grande do Sul School, located at the city of Canoas, city of Porto Alegre Metropolitan area in Rio Grande do Sul state. The resources used was the educational platform named Khan Academy and this work tried to relate the platform operating resources with recent findings from cognitive neuroscience, based upon: 1- Reading of the book "Um Mundo, Uma Escola: A Educação Reinventada'', by Salman Khan, who is the creator of Khan Academy platform; 2- Reading of the book "Aprendendo a Aprender: Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e Qualquer Outra Matéria'' by Barbara Oakley; 3- The principles and concepts of the course "Aprendendo a Aprender: Ferramentas Mentais Poderosas para Ajudá-lo a Dominar Assuntos Difíceis'' by Barbara Oakley and Terrence Sejnowski, available online at the Coursera platform and; 4- The experience of the author and his thesis advisor on the use of Khan Academy platform, which allowed to establish some relationship between how the platform works and how the human brain operates in the learning processes. Some of the great Khan Academy platform advantages lie in respect for the pace and the time available of each individual in their learning process, the vast and varied number of problems to be solved by the students with immediate feedback towards the required skills and the supervision possibility by the teacher or tutor of this process, instead of centering on the product, thus allowing a continuous and personalized student evaluation with occasional interventions in their activities assisting them in find their intellectual autonomy. Finally, another important element which is present in the Khan Academy platform are the games features, which are known to cause neuronal responses stimulating attention, concentration, combating procrastination, among others. Although it is also important to mention, this platform is not only about a game, even many of its features lead to the user experience sensations similar to those gamers when overcome challenges and fulfill tasks, receiving stimuli such as medals, power points, special sound effects and stimulating visual images of the desire to move forward and towards the skills mastery.
 

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  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional