Rede Salesiana de Escolas (RSE): desafios da educação histórica

Hornes, Luciana Gerundo

Abstract:

 
A presente pesquisa analisa sobre as apropriações e representações referentes à utilização do material didático da coleção de livros didáticos de História do Ensino Médio, da Rede Salesiana de Escolas (RSE), por parte dos professores no estado do Rio Grande do Sul. As instituições de ensino integrantes dessa Rede no estado gaúcho são: o Colégio Dom Bosco de Santa Rosa, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé, o Colégio Dom Bosco de Porto Alegre, o Instituto Laura Vicunã de Uruguaiana e o Colégio Liceu Salesiano Leão XIII em Rio Grande, apenas esse último foram pesquisados os estudantes do terceiro ano, que concluíram o Ensino Médio no ano de 2013 e que também eram alunos da professora e também autora dessa pesquisa. Os livros didáticos utilizados nessas instituições de ensino foram produzidos por equipes da própria Rede Salesiana de Escolas e também eram todos impressos pela Editora Salesiana. Especificamente foram pesquisadas as apropriações referentes ao trabalho do professor e o sentido atribuído aos 32 estudantes do 3º Ano do Colégio Liceu Salesiano Leão XIII e também pelos próprios autores dos referidos livros didáticos. Em termos metodológicos foi utilizado a História Oral Temática e Análise de Conteúdo. Esse trabalho também fez uma análise comparativa com o trabalho desenvolvido pela professora pesquisadora Geane Kantovitz, que estudou as mesmas temáticas só com relação ao estado de Santa Catarina. As apropriações e o desenvolvimento da Consciência Histórica e os sentidos atribuídos a Historia com o uso dos livros didáticos da Rede Salesiana de Escolas(RSE), foram analisados com base nos conceitos de Consciência Histórica e Aprendizagem Histórica de acordo com Jorn Rüsen. Enfim, a proposta pedagógica da RSE referenda a utilização do livro didático como principal instrumento de trabalho do professor, buscando a formação de determinada cultura escolar. Todavia, a pesquisa evidencia que as instituições escolares da RSE, apesar de orientados a seguir os mesmos princípios, criam dinâmicas próprias. Assim, muito embora o livro didático seja importante aliado no desenvolvimento do pensamento histórico, é a mediação do professor que direcionará o processo escolar na compreensão da História e na formação da Consciência Histórica.
 
This research analyzes on the appropriations and representations regarding the use of teaching materials from the collection of textbooks in high school History, Schools Salesian Network (CSR), by teachers in the state of Rio Grande do Sul. The institutions teaching members of this network in Rio Grande do Sul state are: the Don Bosco College of Santa Rosa, the college Our Lady Help of Bage, the Don Bosco College in Porto Alegre, the Laura Vicuña Institute of Uruguaiana and the College Lyceum Salesian Leo XIII in Rio Grande, only the latter were surveyed students of the third year, who have completed high school in 2013 and who were also students of the teacher and also the author of this research. The textbooks used in these educational institutions were produced by teams of their own Salesian Network of Schools and also were all printed by the Salesian Publisher. Specifically they were surveyed appropriations for the teacher's work and the meaning attributed to the 32 students of the 3rd year of the College Lyceum Salesian Leo XIII and also by the authors of these textbooks. In terms of methodology was used to Oral History and Thematic Content Analysis. This work also made a comparative analysis with the work of the teacher researcher Geane Kantovitz, who studied the same issues only concerning the state of Santa Catarina. Appropriations and the development of Historical Consciousness and the meanings attributed to history with the use of textbooks from the Salesian Schools Network (RSE) were analyzed based on the concepts of Historical and Historical Learning Consciousness according to Jorn Rüsen. Finally, the pedagogical approach of CSR endorses the use of the textbook as a primary teacher working tool, seeking the formation of a certain school culture. However, research shows that the educational institutions of CSR, although instructed to follow the same principles, create their own dynamics. Thus, while the textbook is important ally in the development of historical thinking is the mediation of the teacher who directs the school process in the understanding of history and the formation of Historical Consciousness.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História