Show simple item record

dc.contributor.advisor Matos, Júlia Silveira
dc.contributor.author Campos, José Inácio Garcia
dc.date.accessioned 2020-09-24T20:29:22Z
dc.date.available 2020-09-24T20:29:22Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation CAMPOS, José Inácio Garcia. Ensino de História, cinema e literatura: contribuições das obras de João Simões Lopes Neto e Tabajara Ruas na prática docente. 2018. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9056
dc.description.abstract O trabalho de pesquisa a seguir intenciona discutir as possibilidades pedagógicas a partir de experiências concretas com análise de filmes considerados históricos com turmas de alunos do Ensino fundamental. Tendo por base a obra cinematográfica do cineasta e escritor gaúcho Tabajara Ruas, com destaque especial aos filmes Netto Perde sua Alma e Netto e o Domador de Cavalos, procura-se verificar de que forma a utilização das citadas obras fílmicas contribuem de forma significativa para o ensino e a aprendizagem da História do Rio Grande do Sul, com turmas de diferentes adiantamentos da Educação Básica. Busca-se discutir, dessa forma, os limites e as possibilidades que a relação cinema e história, ou cinema-história como preferem alguns especialistas do campo, podem vir a colaborar com a ampliação da noção de conhecimento histórico prevista para estudantes brasileiros, e rio-grandenses em especial, ainda no Ensino Fundamental. pt_BR
dc.description.abstract The following research work intends to discuss the pedagogical possibilities from concrete experiences with analysis of films considered historical with classes of students of Elementary School. Based on the cinematographic work of the Gaucho filmmaker and writer Tabajara Ruas, with special emphasis on the films Netto Perde seu Alma and Netto and the Domador de Cavalos, we try to verify how the use of the above mentioned film works contribute significantly to the teaching and learning of the History of Rio Grande do Sul, with classes of different advances of Basic Education. In this way, the aim is to discuss the limits and possibilities that the relationship between cinema and history, or cinema-history as some field experts prefer, can contribute to the expansion of the notion of historical knowledge foreseen for Brazilian students, especially in the elementary school. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Ensaio de história pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Movies Theater pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.title Ensino de História, cinema e literatura : contribuições das obras de João Simões Lopes Neto e Tabajara Ruas na prática docente pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record