Show simple item record

dc.contributor.advisor Matos, Júlia Silveira
dc.contributor.author Rodrigues, Alessandra Farias
dc.date.accessioned 2020-09-24T20:52:13Z
dc.date.available 2020-09-24T20:52:13Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation RODRIGUES, Alessandra Farias. O ensino de História nos anos iniciais : um estudo sobre educação histórica e de como os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. 2018. 91 f. Dissertação ( Mestrado Profissional de História ) - Programa Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9063
dc.description.abstract O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. Ademais, propõem-se a explicar a partir da educação histórica o que elas são capazes de relacionar com suas práticas diárias, com suas vidas e, como constroem suas experiências do/com tempo. Além disso, buscamos também refletir sobre o uso desse material pelos professores dos Anos Iniciais e suas formas de planejamento, o que será necessário a construção de um questionário para aferir sobre estas questões, principalmente pelo fato de que a formação inicial destes professores não se dá na graduação de História e sim em Pedagogia ou no Normal de Nível Ensino Médio (o antigo curso de Magistério). Para tal reflexão, foram realizados estudos sobre a constituição da consciência histórica com base na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. A metodologia utilizada neste projeto foi Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, análise documental, e o aporte da história oral (ALBERTI, 2010) com os professores, visando conhecer quais suportes didáticos são utilizados em seu cotidiano, através de estudos de caso sobre o currículo e dos livros didáticos. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas intervenções numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da escola municipal França Pinto. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. Ademais, propõem-se a explicar a partir da educação histórica o que elas são capazes de relacionar com suas práticas diárias, com suas vidas e, como constroem suas experiências do/com tempo. Além disso, buscamos também refletir sobre o uso desse material pelos professores dos Anos Iniciais e suas formas de planejamento, o que será necessário a construção de um questionário para aferir sobre estas questões, principalmente pelo fato de que a formação inicial destes professores não se dá na graduação de História e sim em Pedagogia ou no Normal de Nível Ensino Médio (o antigo curso de Magistério). Para tal reflexão, foram realizados estudos sobre a constituição da consciência histórica com base na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. A metodologia utilizada neste projeto foi Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, análise documental, e o aporte da história oral (ALBERTI, 2010) com os professores, visando conhecer quais suportes didáticos são utilizados em seu cotidiano, através de estudos de caso sobre o currículo e dos livros didáticos. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas intervenções numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da escola municipal França Pinto. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Educação Histórica pt_BR
dc.subject Alfabetização Histórica pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Early Yeary pt_BR
dc.subject Historical Education pt_BR
dc.subject Historical Literacy pt_BR
dc.title O ensino de História nos anos iniciais : um estudo sobre educação histórica e de como os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record