Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Rosângela Menegotto
dc.contributor.advisor Heckler, Valmir
dc.contributor.author Raubach, Marcos Antonio Gruppelli
dc.date.accessioned 2020-10-27T22:08:20Z
dc.date.available 2020-10-27T22:08:20Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation RAUBACH, Marcos Antonio Gruppelli. Situações de ensino investigativas com atividades experimentais no eletromagnetismo. 2018. 103 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9116
dc.description.abstract Neste trabalho procuro criar uma Sequência de Ensino Investigativo para estruturar o conteúdo sobre eletromagnetismo. Acredito que este conteúdo está bastante relacionado com o nosso cotidiano. Considerando que os alunos têm muito a contribuir para a sua própria aprendizagem, busco relacionar o conteúdo de eletromagnetismo com os conhecimentos prévios que eles trazem do seu dia-a-dia a respeito do mesmo. Penso que o eletromagnetismo é um dos conteúdos que mais provoca os alunos, tendo em vista que muitos deles possuem questionamentos sobre o funcionamento dos motores elétricos e como ocorre a produção e a transmissão da energia elétrica que eles recebem em suas casas. Busco, a partir de dois experimentos, mostrar como ocorre a produção do movimento nos motores elétricos e como a variação do fluxo magnético pode produzir uma corrente induzida. Antes da aplicação dos dois experimentos, abordo conteúdos que dão subsídios para que os alunos compreendam o funcionamento dos experimentos. Para isto, optei em atividades diversas como a utilização de simuladores na construção de circuitos virtuais, construção de circuitos com o funcionamento baseado em uma residência, atividades experimentais, bem como a produção de pequenos textos em que os alunos podem expressar o que perceberam após cada atividade. Com isso procuro criar um ambiente propício para que se desenvolva uma Aprendizagem Colaborativa, e os alunos possam interagir entre si e com isso possa haver uma aprendizagem mútua. pt_BR
dc.description.abstract In this work I intend to create an Investigative Teaching Sequence with the purpose of structuring the content on electromagnetism, that I believe is very related to our daily life. Considering that students have much to contribute to their own learning, I try to relate the content on electromagnetism with the prior knowledge that the students bring from their daily life on it. I believe that electromagnetism is one of the contents that most instigate the students, since many of them have doubts about the operation of electric motors and how the production and transmission of electric energy they receive in their homes occurs. From two experiments, I try to show how the movement in the electric motors occurs and how the variation of the magnetic flux can produce an induced current. Before the application of the two experiments, I discuss contents that give the students the ability to understand the experiments. For this I opted in diverse activities like the use of simulators in the construction of virtual circuits, construction of circuits with the operation based on a residence, experimental activities, as well as the production of small texts where the students can express what they perceived after each activity. this, I try to create a proper environment for the development of a Collaborative Learning where students can interact to each other and a mutual learning happens. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino investigativo pt_BR
dc.subject Experimentos pt_BR
dc.subject Eletromagnetismo pt_BR
dc.subject Investigative teaching pt_BR
dc.subject Experiments pt_BR
dc.subject Electromagnetism pt_BR
dc.title Situações de ensino investigativas com atividades experimentais no eletromagnetismo pt_BR
dc.title.alternative Investigative teaching situations with experimental activities in electromagnetism pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
  • Show simple item record