Inspeção de Usabilidade do Site furg.br através do Método Percurso Cognitivo

Silva, Vinicius Montenegro

Abstract:

 
É considerável pensar que sites organizacionais recebam milhares acessos diários de diferentes indivíduos, pertencentes a essas organizações ou não. Tais pessoas, possuem características próprias e níveis de conhecimento diferenciados. Para que o acesso e cumprimento de tarefas desses usuários nos sites organizacionais sejam objetivos e facilitem suas atividades na interface, julga-se importante que exista a facilidade de aprendizagem exploratória da interface. Isto, através de uma navegação consistente que permita aos usuários sem experiência computacional e/ou com o site, realizar suas tarefas sem grandes problemas. A Usabilidade é o atributo responsável pela qualidade do uso de um sistema no contexto da Interação Humano-Computador (IHC). Ao desenvolver um produto de software, é importante aplicar alguma métrica de qualidade referente a esse atributo. No contexto das interfaces web, que têm grande capacidade de atuação dinâmica na vida das pessoas, temos problemas que vão além dos contidos na literatura.Sabendo da atuação das pessoas em suas rotinas diárias de navegação em sites, busca-se a redução do tempo de execução de tarefas. Este objetivo pode ser atingido por meio da diminuição da poluição visual ou da sobrecarga de informações. Para isso, há uma gama de métodos de avaliação de Usabilidade no contexto da engenharia de Usabilidade e neste trabalho, aborda-se o método do percurso cognitivo, uma técnica de inspeção direcionada a simular tarefas específicas dos usuários com determinada interface. Tal método é utilizado para a verificação de falhas de Usabilidade não observadas no site da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), elencando-as e sugerindo melhorias a partir do resultado. Este trabalho foi considerado pioneiro na FURG, trazendo possíveis benefícios aos desenvolvedores da universidade, como resultados com potencial de apresentação e sugestões de melhorias a serem realizadas no portal da universidade,satisfazendo os objetivos da presente dissertação e abrindo portas para pesquisasfuturas.
 
It's considerable to think that organizational websites receives a thousand of diary accessfrom dierent kind of people of this organization or not. These people has yours own characteristics and dierent knowledge levels. For that the acess and the tasks accomplishment of these users on the organizational websites come to be objectives and easy to do their activities on the interface, its necessary that exists an easy exploratory learning of this interface. Through of a consistent navigation that allow the users without computer experience accomplish theirs tasks without big problems. The Usability is the responsible attribute of quality of use of a system on the Human-Computer Interaction (HCI). When developing a software product its important to applicate some quality metric related with this attribute. In the web interfaces context that has a big dinamic actuation capacity in people's life, we have problems that go through of the literature contents. Knowing of people actuation in yours diary routines of internet navigation, wants to reduce the execution time of their tasks. This objective can be accomplished by the decrease of visual polution and data overload. There is a gamma of Usability Inspection Methods in the Usability Engineering. In this document, is approached the Cognitive Walkthrough Method, a inspection technique directed to simulate specic users tasks with certain interface. This method is utilized to verify not observed problems on the FURG website, listing them and suggesting possible improvements from the results. This research was considered a pioneer at FURG, bringing possible benets to the developers of the university, as results with presentation potential and sugestions of improving to be realized on the website page, satisfying the objectives of this post graduation thesis and encouraging future researchs.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado em Modelagem Computacional