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dc.contributor.advisor Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author Vaniel, Berenice Vahl
dc.date.accessioned 2021-07-26T17:16:35Z
dc.date.available 2021-07-26T17:16:35Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation VANIEL, Berenice Vahl.(CO) Educar em rede de conversação: formação de professores em educação á distância. 2012. 180 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências; Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9583
dc.description.abstract Esta tese visou compreender como nos formamos professores em EAD ao pensarmos em um curso de graduação, no operar em redes de conversação a partir das experiências de quem as constituem. Tivemos como campo empírico as redes “CEAMECIM” e “Professores de Ciências”, as quais ocorreram, respectivamente, nas disciplinas “Currículo e Formação de Professores em Ciências e Matemática (CFPCM)”, e “Educação em Ciências e Educação Ambiental (ECEA)”. Participaram destas redes professores universitários e da rede básica de ensino, acadêmicos e professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Os conceitos de enação, ausência de fundação, recursão, recursividade e acoplamento estrutural, presentes na Biologia do Conhecer de Maturana e Varela, (2005); Varela; Thompson; Rosch (2001, 2003); Varela (2001); Maturana, (1998, 2001, 2009), subsidiaram a construção argumentativa desta pesquisa. Nossa hipótese é de que, para o desenvolvimento de uma proposta de formação de professores exista a necessidade da vivência, da discussão e da problematização sobre o fazer docente. Essa discussão, se ocorrer de forma recursiva e recorrente e em uma rede de conversação, permeada pela ausência de fundação e pela aceitação do outro em sua legitimidade torna possível a mudança de padrões habituais de conduta. A metodologia de análise baseou-se na busca pela recursão do conversar, escolhemos a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007) para a compreensão do fenômeno investigado. As recursões foram identificadas em cada uma das conversas, e durante o processo de análise procuramos não descontextualizar os registros e manter o olhar para o corpus em sua integralidade, pois o nosso foco foi compreender como se estabeleciam as relações no operar coletivo. Do processo de análise enatuou o “(Co)educar em codependência do cooperar”, a partir da reflexão atenta, da problematização sobre a fragmentação dos fazeres dos professores, tutores e demais autores envolvidos em EaD. Discutiu-se sobre a fragmentação do tempo, das disciplinas e dos conteúdos. Através de determinadas falas foi percebido o desejo do coletivo de vivenciar ações pedagógicas contextuais, não hierárquicas e com enfoque sistêmico. Outra conversa recursiva que enagiu foi “(Co)educar: ação que emerge na convivência” a discussão ocorre sobre a formação do professor formador a partir do pensar o estudante como legítimo outro na convivência. As problematizações nas conversas versaram sobre conhecer os estudantes da EaD na sua chegada, respeitá-los, ouvi-los, acompanhá-los pela escrita e compreendê-los como (co)autores na produção de material pedagógico gerando assim a circularidade criativa na formação de todos ao mesmo tempo, o (co)educar. A circularidade ocorreu na experiência de pensar a produção de material pedagógico digital de forma aberta, flexível, em codependência com o estudante, pautada pela cooperação, com espaço para incorporar as produções deles. Por fim, destaca-se que os elementos que compõem o (co)educar, trazidos pelas redes, permitiram-nos formular a tese de que uma proposta de formação de professores pautada no (co)educar se sustenta se os professores, em rede de conversação, estiverem dispostos a discutir suas experiências docentes permeados pela ausência de fundação e pela aceitação do outro em sua legitimidade. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to better understand how Distance Education teachers are being prepared to work in conversation networks when an initial training course based on conversation and school experience is structured. The empirical field in study are “CEAMECIM” and “Science Teachers” networks, which occurred respectively in the courses of Curriculum and Formation of Science and Mathematics Teachers (CFPCM) and Education in Science and Environment (ECEA). These networks are composed by basic education teachers, Science Education professors, and PhD students. The concepts of enaction, lack of foundation, recursion and structural coupling, which are present in the Biology of Cognition proposed by Maturana and Varela (2005), Varela, Thompson, Rosch (2001, 2003), Varela (2001), and Maturana (1998, 2001, 2009) supported the construction of this argumentative research. The hypothesis is that in the development of a proposal for teacher training there are necessity of experience, discussion and questioning about the teaching process itself. This discussion, when conducted recursively and recurrently in a conversation network, permeated by the lack of foundation and acceptance of the others legitimacy, makes it possible to change behavioral patterns. Analysis methodology was based in recursive conversation. The Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007) was adopted for understanding the investigated phenomenon. Recursions were identified in each individual conversation. During the analysis process, records were kept in context by looking at the whole conversation, since the focus was to comprehend relationships in the learning process. Thus emerged the "(co) teaching with collaboration" concept, from careful reflection, and questioning about the fragmentation of the parts involved in distance education, such as teachers, tutors and other authors. Moreover, the discussion on the fragmentation time, subjects, and content also emerged. Through certain speeches, it was possible to identify the desire of pedagogical contextual experience, non-hierarchical and with a systemic approach. In "(co) teaching: action that emerges from coexistance" the discussion occurs about teaching the training teacher from the student's point of view as a legitimate observer. The problematization in the conversations were about knowing the Distance Learning students on arrival, respect and listen to them, follow them through writing and understand them as (co) authors of the pedagogical resources. Thus, (co) teaching is a creative process of training all the actors at the same time. The circularity process occurs in the experience of thinking the production of digital educational resources in an open, flexible, in collaboration with the student, guided by cooperation, with space to incorporate the production of them. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biologia do conhecer, pt_BR
dc.subject Educação a distância, pt_BR
dc.subject Formação de professores, pt_BR
dc.subject Material pedagógico digital, pt_BR
dc.subject Cooperação, pt_BR
dc.subject Biology of cognition, pt_BR
dc.subject Distance education, pt_BR
dc.subject Teacher training, pt_BR
dc.subject Digital teaching materials, pt_BR
dc.subject Collaboration, pt_BR
dc.title (CO) Educar em rede de conversação: formação de professores em educação á distância pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
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