A representação de escritores e suas obras na historiografia literária e nos romances históricos brasileiros

Duarte, Bruno Marques

Abstract:

 
Esta tese analisa a representação de escritores e suas obras nas principais histórias da literatura brasileira do século XX, quais sejam, História da literatura brasileira, de José Veríssimo; os seis volumes de A literatura no Brasil, de Afrânio Coutinho; Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido; História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi; De Anchieta a Euclides, de José Guilherme Merquior; e A literatura brasileira, de José Aderaldo Castello; e nos romances históricos, pós-década de 1970, que ficcionalizam os autores do cânone nacional e intertextualizam suas produções literárias. Os romances selecionados são Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto, de João Antônio; Em liberdade, de Silviano Santiago; Cães da província, de Luiz Antonio de Assis Brasil; Boca do Inferno, A última quimera, Dias e dias e Semíramis, de Ana Miranda; A barca dos amantes, de Antônio Barreto; A dança da serpente, de Sebastião Martins; Memorial do fim, de Haroldo Maranhão; Os rios turvos, de Luzilá Gonçalves Ferreira; O primeiro brasileiro, de Gilberto Vilar; A mais bela noiva de Vila Rica, de Josué Montello; O passeador, de Luciana Hidalgo; e Claros sussurros de celestes ventos, de Joel Rufino dos Santos. Ao mesmo tempo, examina-se a perspectiva teórico-metodológica adotada pelas histórias da literatura, e de que modo as narrativas ficcionais históricas citadas reiteram ou redimensionam a mímesis dos escritores e suas obras configuradas pela historiografia literária nacional novecentista.
 
This thesis examines the representation of writers and their works in the main histories of Brazilian literature of the twentieth century, wich are, História da literatura brasileira, of José Veríssimo; the six volumes of A literatura no Brasil, of Afrânio Coutinho; Formação da literatura brasileira, of Antonio Candido; História concisa da literatura brasileira, of Alfredo Bosi; De Anchieta a Euclides, of José Guilherme Merquior; and A literatura brasileira, of José Aderaldo Castello; and in the historical novels, post-1970, which ficcionalizam the authors of the national canon and intertextualizam his literary productions. The selected novels are Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto, of João Antônio; Em liberdade, of Silviano Santiago; Cães da província, of Luiz Antonio de Assis Brasil; Boca do Inferno, A última quimera, Dias e dias and Semíramis, of Ana Miranda; A barca dos amantes, of Antônio Barreto; A dança da serpente, of Sebastião Martins; Memorial do fim, of Haroldo Maranhão; Os rios turvos, of Luzilá Gonçalves Ferreira; O primeiro brasileiro, of Gilberto Vilar; A mais bela noiva de Vila Rica, of Josué Montello; O passeador, of Luciana Hidalgo; e Claros sussurros de celestes ventos, of Joel Rufino dos Santos. At the same time, it examines the theoretical and methodological perspective adopted by the history of literature, and how historical fiction narratives reiterate or resize the mimesis of writers and their works set by national literary historiography nineteenth century.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)