Desvios de gênero em um currículo-museu: encontros e composições com (des)objetos

Alves, Cláudio Eduardo Resende

Abstract:

 
Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des) objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu.
 
This article is the result of a post-doctoral research in Education that proposed the investigation of a curriculum-museum from meetings and compositions with the so-called (de)objects. Museum is read as a curriculum, a cultural artifact that has a pedagogy that teaches and produces readings about the world. In light of the post-critical studies of gender and curriculum, the researcher conducted an immersion in museums in the city of Belo Horizonte/MG, using participant observation and the field diary. For the construction of the text, three (de)objects – a scale, movie posters and sports trophies – were selected as problematizing elements in theoretical and empirical research. The results show that a curriculum-museum with gender enables powerful meetings with (de)objects in museums, generating deviations in the practice of learning about gender. The study points out the relevance of a curricular practice in non-school territories based on the debate of gender relations in the museum.
 
Este artículo es el resultado de una investigación postdoctoral en Educación que propuso la investigación de un currículum-museo a partir de encuentros y composiciones con los llamados (des)objetos. El museo se lee como un artefacto cultural que tiene una pedagogía que enseña y produce lecturas sobre el mundo. A la luz de los estudios post-críticos, el investigador realizó una inmersión en los museos de la ciudad de Belo Horizonte/MG, utilizando la observación de los participantes y el diario de campo. Para el texto, se seleccionaron tres (des)objetos – una escala, carteles de películas y trofeos deportivos – como elementos problemáticos en la investigación. Los resultados muestran que un currículum-museo con género permite encuentros con (des)objetos en los museos, generando desviaciones en la práctica del aprendizaje sobre el género. El estudio señala la pertinencia de una práctica curricular en los territorios no escolares basada en el debate de las relaciones de género.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos