Show simple item record

dc.contributor.author Campos, Maria Eduarda Castelhano de
dc.contributor.author Silva, Fabiane Ferreira da
dc.contributor.author Bonetti, Alinne de Lima
dc.date.accessioned 2023-01-27T05:11:12Z
dc.date.available 2023-01-27T05:11:12Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation CAMPOS, M. E. C.; SILVA, F. F.; BONETTI, A. L. TRANSEXUALIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A PRODUÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 199–220, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13505. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13505. Acesso dia 21 de jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10593
dc.description.abstract A investigação analisa teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES, referentes ao assunto transexualidade na educação, com objetivo de identificar as principais pesquisas realizadas no Brasil sobre a relação entre escola e transexualidade no campo de estudos pós-graduados; bem como analisar como alguns conceitos são compreendidos e construídos. A pesquisa bibliográfica foi conduzida com uma metodologia de análise de conteúdo descrita por Bardin, realizada entre abril a junho de 2019, formando o universo do estudo, 11 trabalhos. As considerações apontam que a produção científica brasileira, no campo da educação, tem se dedicado ao estudo das experiências transexuais na escola e, em todas suas pesquisas, a escola apresenta-se como principal espaço onde ações violentas e discriminatórias acontecem. Conclui-se que há a necessidade de constantemente repensar a educação e a escola, para que sejam acessíveis a todos e de qualidade. pt_BR
dc.description.abstract La investigación analiza tesis y disertaciones de la base de datos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior -CAPES, referidas al tema de transexualidad en la educación, con objetivo de identificar las principales investigaciones realizadas en Brasil sobre la relación entre escuela y transexualidad en el campo de estudios de posgrados; así como analizar la comprensión y construción de algunos conceptos. La investigación bibliográfica se realizó con una metodología de análisis de contenido descrita por Bardin, realizada entre abril y junio de 2019, conformando el universo del estudio, 11 trabajos. Las consideraciones señalan que la producción científica brasileña, en el campo de la educación, se ha dedicado al estudio delas experiencias transexuales en la escuela y, en todas sus investigaciones, la escuela se presenta como el espacio principal donde se configuran las acciones violentas y discriminatorias. Se concluye que existe la necesidad de repensar constantemente la educación y la escuela, para que sean accesibles a todos y con calidad. pt_BR
dc.description.abstract The investigation analyzes theses and dissertations from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel -CAPES database, referring to the subject of transsexuality in education, with the objective of identifying the main researches carried out in Brazil on the relationship between school and transsexuality in the master’s and doctorate’s courses degrees; as well as analyzing how some concepts are understood and constructed. The bibliographical research was conducted with a content analysis methodology described by Bardin, carried out between April and June 2019, forming the universe of the study, 11 theses. The considerations point out that the Brazilian scientific production, in the field of education, has been dedicated to the study of transsexual experiences at school and, in all its researches, the school presentsitself as the main space where violent and discriminatory actions take place. It is concluded that there is a need to constantly rethink education and school, so that they are accessible to all and with quality. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Transexualidade pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Queer pt_BR
dc.subject Transexualidad pt_BR
dc.subject Perjudicar pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Enseñando pt_BR
dc.title Transexualidade na escola: um estudo bibliográfico sobre a produção educacional brasileira recente pt_BR
dc.title.alternative La transexualidad en la escuela: un estudio bibliográfico sobre la producción educativa brasileña reciente pt_BR
dc.title.alternative Transexuality at school: a bibliographic study on recent brazilian educational production pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13505 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record