Sexualidade e gênero nas brincadeiras na educação infantil: discutindo a igualdade e respeito às diferenças

Riva, Gennifer Gabriela; Petrenas, Rita de Cássia

Abstract:

 
Na fase da educação infantil é necessário tratar de questões referentes à educação sexual, dentre elas as relações de gênero dentro do ambiente escolar, pois neste momento, as crianças começam a formar senso crítico, no qual precisam de informações para construir seus valores, atitudes, conceitos e sentimentos. Apontamos como questão de pesquisa qual a importância de abordar as temáticas relacionadas à sexualidade e gênero no contexto escolar com crianças da educação infantil? Para responder à questão levantada foram elencados dois objetivos que se complementam: enfatizar a importância da abordagem da temática de gênero na educação infantil e discutir o tema das relações de gênero através dos momentos de brincadeiras e atividades desenvolvidas nessa fase de escolarização. Para atingir os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico. Espera-se que este artigo possa orientar professores sobre a importância de se trabalhar temáticas relacionadas à educação sexual, mais explicitamente as abordagens relacionadas a gênero.
 
En la etapa de educación infantil de 0 a 5 años es sumamente necesario tratar temas relacionados con la educación sexual, entre ellos las relaciones de género dentro del ámbito escolar, pues en este momento los niños comienzan a formar un sentido crítico, en el cual necesitan información para construir sus valores, actitudes, conceptos y sentimientos. Señalamos como pregunta de investigación cuál es la importancia de abordar temas relacionados con la sexualidad y el género en el contexto escolar con niños y niñas de educación infantil? Por lo tanto, para responder a la pregunta planteada, se enumeraron dos objetivos: enfatizar la importancia de abordar el tema de género en la educación infantil y discutir el tema de las relaciones de género a través de momentos de juegos y actividades desarrollados en esta fase de la escolarización. Para lograr los objetivos propuestos se realizó un levantamiento bibliográfico. Se espera que este artículo pueda orientar a los docentes sobre la importancia de trabajar temas relacionados con la educación sexual en el, más explícitamente en los enfoques de género.
 
In the early childhood education stage from 0 to 5 years old, it is extremely necessary to address issues related to sex education, including gender relations within the school environment, because at this time, children begin to form a critical sense, where they need information to build their values, attitudes, concepts and feelings. We point out as a research question what is the importance of addressing issues related to sexuality and gender in the school context with children in kindergarten? To answer the question raised, two objectives were listed: to emphasize the importance of addressing the gender issue in early childhood education and to discuss the issue of gender relations through moments of games and activities developed in early childhood education. To achieve the proposed objectives, a bibliographic survey will be carried. It is hoped that this article can guide teachers on the importance of working on themes related to sex education, more explicitly the approaches related to gender.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 341-366, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos