Multiversas abordagens sobre identidades: um relato de experiência

Prates, Gilson Santos Minichilli; Santana, Alessandro de Jesus; Silva, Luzia Wilma Santana da; Barbosa, Ana Angélica Leal; Pinto, Danilo César Souza

Abstract:

 
Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Inserem-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberesfazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.
 
Se trata de un Informe de Experiencia de aproximación entre la enseñanza superior y la secundaria, como estrategia de formación del profesorado, de postgraduados en el nivel stricto sensu, en la asignatura Prácticas de Enseñanza. Surge de la realización del minicurso "identidades, diferencia y educación: enfoques multiversos", que tuvo como público objetivo a estudiantes de secundaria, de entre 15 y 18 años, de una institución pública del interior de Bahía. Se desarrolló en dos reuniones, que sumaron veinte horas, y formó parte del programa pedagógico de la escuela. Se inserta en la perspectiva de las discusiones sobre temas ligados a las poblaciones negras, a la promoción de la actuación-reflejo de las construcciones de saber-hacer que están involucradas en las discusiones sobre la conciencia negra. El enfoque de la acción educativa fue llevar a la escuela experiencias que cooperen con una sociedad más justa e igualitaria que respete la diversidad humana y el empoderamiento de las personas en la lucha contra el racismo en todos los espacios de la sociedad actual.
 
This text consists of an Experience Report of the elaboration and execution of the short course entitled "Identities, difference and education: multiple approaches", which had as its target audience high school students, aged between 15 and 18 years, held on days October 23 and 30, 2021 at Colégio Estadual Professora Reni Miranda Ferreira, in the municipality of Itagi-Ba. The planning and execution of this short course comprised a stage of the Teaching Internship discipline of the Postgraduate Course in Ethnic Relations and Contemporary - PPGREC at the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. In the process of preparing the short course, it was intended to cover the themes and concepts used by the organizers in their respective research, adapting their discussions to a more objective approach and in a language accessible to the participants. This work is part of the perspective of discussions on themes related to black populations in order to also contribute to the promotion of reflections that occur with more intensity in the month of November, due to the Black Consciousness Day. The practical result of the two days of the short course was materialized in a practical way in the elaboration by the students themselves of two posters that symbolized what they consider important regarding respect for differences and the fight against racism in today's society.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 458-472, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos