Show simple item record

dc.contributor.author Vicente, André Luiz Coutinho
dc.contributor.author Xavier, Letícia de Gusmão Almeida
dc.contributor.author Fidelis, Anna Clara Nascimento
dc.contributor.author York, Sara Wagner
dc.date.accessioned 2023-03-15T22:59:35Z
dc.date.available 2023-03-15T22:59:35Z
dc.date.issued 2022-08-05
dc.identifier.citation VICENTE, A. L. C.; XAVIER, L. G. A.; FIDELIS, A. C. N.; YORK, S. W. LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 251–276, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14429. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14429. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10737
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 251-276, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres na sociedade plural e por vezes, oxímora na proposição da vida. Assim a produção em questão visa apresentar tópicos do Curso Linguagem Inclusiva de Gênero e sua importância na Educação, promovido pelo Programa de Iniciação Acadêmica – PROINICIAR/UERJ. Além disso, busca-se demonstrar sua relevância na/para a formação de professoras/es, bem como suas implicações no/para o corpo social. Organizamos o texto em três mo(vi)mentos: 1 - o Curso; 2 - uma breve discussão teórico-epistemológica e; 3 - ilustrar os desdobramentos dessa vasta e polêmica discussão na sociedade brasileira. Concluímos com a evidenciação das disputas de poder e de produção de subjetividades através das construções de narrativas e fragmentos permeados na contextualização hegemônica em torno da linguagem. pt_BR
dc.description.abstract El presente texto busca reflexionar sobre los constantes movimientos en la producción, construcción, deconstrucción y reconstrucción del yo, de los otros, a partir de algunos de los dispositivos correlativos en la inserción de otros sujetos en una sociedad plural y a veces oximorónica en la propuesta de vida. Así, la producción en cuestión tiene como objetivo presentar temas del Curso de Lenguaje Inclusivo de Género y su importancia en la Educación, promovido por el Programa de Iniciación Académica - PROINICIAR/UERJ. Además, pretende demostrar su relevancia en/para la formación de los profesores, así como sus implicaciones en/para el cuerpo social. Organizamos el texto en tres mo(vi)entos: 1 - el Curso; 2 - una breve discusión teórico-epistemológica y; 3 - ilustrar los desdoblamientos de esta vasta y polémica discusión en la sociedad brasileña. Concluimos destacando las disputas de poder y la producción de subjetividades a través de las construcciones de narrativas y fragmentos permeados en la contextualización hegemónica en torno al lenguaje. pt_BR
dc.description.abstract The present text aims to reflect on the constant movements in the production, construction, deconstruction and reconstruction of the oneself, of the others, from some of the devices correlated in the insertion of other subjects in a plural and sometimes oxymoron society in the proposition of life. Thus, the production in issue aims to present topics from the Course Gender Inclusive Language and its importance in Education, promoted by the Academic Initiation Program - PROINICIAR/UERJ. Moreover, it seeks to demonstrate its relevance in/for the training of teachers, as well as its implications in/for the social body. We have organized the text in three mo(vi)ments: 1 - the Course; 2 - a brief theoretical-epistemological discussion and; 3 - illustrating the developments of this vast and controversial discussion in Brazilian society. We conclude with the evidencing of power disputes and subjectivities production through the constructions of narratives and fragments surrounded by the hegemonic contextualization concerning language. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Linguagem inclusiva de gênero pt_BR
dc.subject Disputa de narrativa pt_BR
dc.subject Poder pt_BR
dc.subject Transepistemologia pt_BR
dc.subject Não binárie pt_BR
dc.subject Lenguaje inclusivo de género pt_BR
dc.subject Disputa narrativa pt_BR
dc.subject Poder pt_BR
dc.subject Transepistemología pt_BR
dc.subject La no-binariedad pt_BR
dc.subject Gender-inclusive language pt_BR
dc.subject Narrative dispute pt_BR
dc.subject Power pt_BR
dc.subject Transepistemology pt_BR
dc.subject Nonbinarity pt_BR
dc.title Linguagem inclusiva de gênero na educação pt_BR
dc.title.alternative Lenguaje inclusivo de género en la educación pt_BR
dc.title.alternative Gender inclusive language in education pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 251-276, 2022. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record