Grupo de pesquisa sexualidade e escola – GESE: experiências, trajetória, acontecimentos

Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes; Rizza, Juliana Lapa; Boer, Raphael Albuquerque de; Ruiz, Gisele Silva; Vargas, Juliana Ribeiro de

Abstract:

 
O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completa seus 20 anos de vivências diálogos e debates acerca das temáticas de corpos, gênero e sexualidade, tanto nas escolas, quanto nos mais diversos espaços educativos. Além disso, o GESE, através de ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão, luta e resiste frente às discriminações de gênero, sexualidade e as suas intersecções. O texto objetiva apresentar as ações do Gese que estão pautadas na indissociabilidade a fim de possibilitar uma educação para a sexualidade que desconstrua discursos e práticas sexistas, racistas, misóginas, LGBTIfóbicas, entre outras manifestações de preconceito e discriminação. Dessa forma, possibilitando, a visibilidade e vivências de sujeitos que des(estabilizam) as normas sociais de gênero e de sexualidade. A arena teórica do grupo de pesquisa está fundamentada no pensamento pósestruturalista, que nos faz perceber que os corpos, as sexualidades e os gêneros são construções históricas, sociais e culturais articuladas com as dimensões de classe e de raça/etnia.
 
El Grupo de Investigación Sexualidad y Escuela (GESE) completa sus 20 años deexperiencias, diálogos y debates sobre las temáticas de cuerpos, género y sexualidad, tantoen las escuelas como en los más diversos espacios educativos. Además, GESE, a través deacciones que involucran la docencia, la investigación y la extensión, lucha y resiste frente ala discriminación de género y sexualidad y sus intersecciones. El texto tiene como objetivopresentar las acciones de GESE que se basan en la inseparabilidad con el intento de posibilitar una educación para la sexualidad que deconstruya discursos y prácticas sexistas, racistas, misóginas, LGTBIfóbicas, entre otras manifestaciones de prejuicio y discriminación. De esta manera habilitando la visibilización y vivencias de sujetos que des(estabilizan) las normas sociales de género y sexualidad. El campo teórico del grupo de investigación sebasa en el pensamiento postestructuralista, que nos hace percatarnos de que los cuerpos, las sexualidades y los géneros son construcciones históricas, sociales y culturales articuladas con las dimensiones de clase y raza/etnia.
 
O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) completes its 20 years of experiences, dialogues and debates on the themes of bodies, gender and sexuality, both in schools and in the most diverse learning spaces. In addition, GESE, through actions that involve teaching, research and extension, fights and resists in the face of gender and sexuality discrimination and their intersections. The text aims to present Gese's actions that are based on inseparability in order to enable an education for sexuality that deconstructs sexist, racist, misogynistic, LGBTIphobic discourses and practices, among other manifestations of prejudice and discrimination. Thus, enabling the visibility and experiences of subjects that de(stabilize) the social norms of gender and sexuality. The research group's theoretical arena is based on poststructuralist thinking, which makes us realize that bodies, sexualities and genders are historical, social and cultural constructions articulated with the dimensions of class and race/ethnicity.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p.206-221, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos