Show simple item record

dc.contributor.author Santana, Emilson Braga
dc.contributor.author Walczak, Aline Teresinha
dc.contributor.author Silva, Fabiane Ferreira da
dc.date.accessioned 2023-03-24T23:13:45Z
dc.date.available 2023-03-24T23:13:45Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation SANTANA, E. B.; WALCZAK, A. T.; SILVA, F. F. Mulheres cientistas: um varal de histórias e protagonismos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 757–771, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13058. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13058. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10772
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.757-771, 2021. pt_BR
dc.description.abstract A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das mulheres cientistas”, tendo como objetivo discutir e problematizar com os/as estudantes a participação das mulheres na ciência, especialmente nas áreas das ciências exatas e da natureza. Acreditamos que promover atividades como esta é fundamental, tanto para o empoderamento dos sujeitos femininos ao reconhecerem que as mulheres podem e devem fazer ciência, quanto para desconstruir algumas das visões estereotipadas de gênero na sociedade. pt_BR
dc.description.abstract La presente escritura tiene el objetivo de relatar las experiencias de un estudiante del curso “Ciencias de la Naturaleza – Licenciatura”, en una escuela pública del interior del municipio de Uruguaiana/RS. La actividad fue denominada “tenderero de las mujeres científicas”, teniendo como objetivo discutir y problematizar con los/las estudiantes la participación de las mujeres en la ciencia, especialmente en las áreas de las ciencias exactas y de la naturaleza. Creemos que promover actividades como esta es fundamental, tanto para el empoderamiento de los sujetos femeninos al reconocer que las mujeres pueden y deben hacer ciencia, como para deconstruir algunas de las visiones estereotipadas del género en la sociedad. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to report the experiences of a Natural Sciences student – in a higher education teacher training program, in a public school in the countryside of the municipality of Uruguaiana/RS. The activity was called “clothes line involved an exhibition of women scientists" in the exact and natural sciences and aimed to problematize and discuss with the students the participation of women in science. We believe that promoting such activities is important both for the empowerment of female subjects by recognizing that women can and should do science, as well as for deconstructing gender stereotypes present in society. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Ciência pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Igualdade pt_BR
dc.subject Mujeres pt_BR
dc.subject Ciencia pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Igualdad pt_BR
dc.subject Women pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Equality pt_BR
dc.title Mulheres cientistas: um varal de histórias e protagonismos pt_BR
dc.title.alternative Mujeres científicas: un tenderero de historias y protagonismos pt_BR
dc.title.alternative Female scientists: stories and protagonisms pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13058 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record