“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan

Fonseca, Thomaz Spartacus Martins; Mazzei, Luiz Davi; Machado, Nathalye Nallon

Abstract:

 
Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres. Tais normas se constituem num currículo, tal como entendido por Larrosa e Paraíso, que é divulgado e naturalizado e que estabelece e reforça as relações - de poder e de gênero - dentro da sociedade. Utilizamos como lócus de pesquisa o cinema, mais especificamente a animação Mulan, dos estúdios Disney. Nessa obra a normatização do que é ser homem e o que é ser mulher são temas centrais, bem como as relações – tanto de poder quanto hierárquicas - entre os gêneros. A proposta de discussão que trazemos inclui olhar, a partir dos percursos teóricos-metodológicos pós-críticos, para as possibilidades de artefatos culturais como esses, voltados para a infância, tem de influenciar, modificar ou reforçar regras e valores na construção das identidades dos sujeitos.
 
En este artículo abordamos las construcciones de género, buscando analizar las normas sociales implícitas que hacen posible que seamos reconocidos como hombres o mujeres. Dichas normas constituyen un currículo, como lo entienden Larrosa y Paraíso, que se difunde y naturaliza y que establece y refuerza las relaciones - de poder y de género - dentro de la sociedad. Usamos el cine como un locus de investigación, más específicamente la animación Mulan, de los estudios Disney. En este trabajo, la estandarización de lo que significa ser hombre y lo que significa ser mujer son temas centrales, así como las relaciones -tanto de poder como jerárquicas- entre géneros. La propuesta de discusión que traemos incluye mirar, desde los caminos teóricometodológicos poscríticos, a las posibilidades de que artefactos culturales como estos, dirigidos a la infancia, tengan que influir, modificar o reforzar reglas y valores en la construcción del identidades de los sujetos.
 
In this article, we approach gender constructions, seeking to analyze the implicit social norms that make it possible for us to be recognized as men or women. Such norms constitute a curriculum, as understood by Larrosa and Paraíso, which is disseminated and naturalized and which establishes and reinforces the relationships - of power and gender - within society. We use cinema as a locus of research, more specifically the Mulan animation, from Disney studios. In this work, the standardization of what it means to be a man and what it means to be a woman are central themes, as well as the relations - both of power and hierarchical - between genders. The discussion proposal that we bring includes looking, from the post-critical theoretical-methodological paths, to the possibilities of cultural artifacts such as these, aimed at childhood, have to influence, modify or reinforce rules and values in the construction of the subjects' identities.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021.

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