Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência

Rossi, Jean Pablo Guimarães; Babinski, Marcieli

Abstract:

 
Mediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação, inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: A Conquista de Merida”, como uma ferramenta para ampliar as discussões acerca dos estereótipos de gênero e sexualidade, além de ampliar as reflexões sobre a violência de gênero e o empoderamento feminino. Para tanto, o presente trabalho é um recorte de uma experiência pedagógica com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Pitanga, interior do Paraná. A metodologia utilizada consiste em práticas dialógicas pautadas nas concepções freireanas, tendo o diálogo como centro da aprendizagem e a problematização como fator fundamental para a mudança.
 
Mediante las complejidades vivenciadas en el contexto escolar, en lo tocante a la participación, inclusión, practicas no-sexistas y educación de género y sexualidad en la Enseñanza Fundamental I, se utilizó el largometraje “Valente: A conquista de Merida”, como una herramienta para ampliar las discusiones acerca de los estereotipos de género y sexualidad, además de ampliar las reflexiones sobre la violencia de género y el empoderamiento femenino. Para tanto, el presente trabajo es un recorte de una experiencia pedagógica con alumnos del 5° Año de la Enseñanza Fundamental I, de una escuela del Municipio de Pitanga, interior de Paraná. La metodología utilizada consiste en prácticas dialógicas pautadas en las concepciones freireanas, teniendo el diálogo como centro del aprendizaje y la problematización como factor fundamental para el cambio.
 
Between complexities experienced in the school context, about participation, inclusion, non-sexist practices and gender and sexuality education in Elementary School I, we used the film: “Valente: A Conquista de Merida” (Brave) as a tool to improve discussions about gender and sexuality stereotypes, also, to improve reflections on gender violence and women's empowerment. Furthermore, the present work is an excerpt from a pedagogical experience with students from the 5th year of elementary school, from a school in the city of Pitanga, in the interior of Paraná. The methodology used consists of dialogic practices based on Freire's conceptions, with dialogue as the center of learning and problematization as a fundamental element for change.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 529-544, Jan./Jun. 2020.

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