Escola, gênero e abjeção: desdobramentos a partir da alegoria na animação X-Men: evolution

Carvalho, Marco Aurélio de; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal

Abstract:

 
Super-heróis ao longo dos anos se consagraram como entretenimento de crianças, jovens e adultos, sendo, muitas vezes, taxados preconceituosamente de cultura inútil. No entanto, alguns educadores têm defendido o seu uso no processo de aprendizagem. No que diz respeito à sexualidade, em especial a aquelas dissidentes da cisheteronormatividade, há poucos heróis que tratam esse assunto de forma explícita. Tal abordagem muitas vezes se dá sob a forma de alegorias. É o caso dos X-men que foram concebidos por Stan Lee como uma alegoria de minorias sociais da vida real. Esse artigo tem como proposta discutir, a partir do conceito de abjeção, como os mutantes são uma alegoria da vivência de alunos LGBTQI+ na escola através da série animada X-men: Evolution. Acreditamos que os X-men possam vir a ser um instrumento importante para educadores trabalharem a questão da homofobia e transfobia em sala de aula.
 
Los superhéroes a lo largo de los años se han consagrado como entretenimiento para niños, jóvenes y adultos, a menudo con prejuicios contra la cultura inútil. Sin embargo, algunos educadores han abogado por su uso en el proceso de aprendizaje. Con respecto a la sexualidad, especialmente aquellos que disienten de la cisheteronormatividad, hay pocos héroes que aborden este tema explícitamente. Tal enfoque a menudo toma la forma de alegorías. Este es el caso de los X-men que fueron concebidos por Stan Lee como una alegoría de las minorías sociales de la vida real. Este artículo tiene como objetivo discutir, basado en el concepto de abyección, cómo los mutantes son una alegoría de la experiencia de los estudiantes LGBTQI + en la escuela a través de la serie animada X-men: Evolution. Creemos que los X-men pueden convertirse en una herramienta importante para que los educadores trabajen en la homofobia y la transfobia en el aula.
 
Superheroes over the years have consecrated themselves as entertainment for children, young people and adults, often being prejudiced against useless culture. However, some educators have advocated its use in the learning process. With regard to sexuality, especially those dissenting from cisheteronormativity, there are few heroes who address this issue explicitly. Such an approach often takes the form of allegories. This is the case of the X-men that were conceived by Stan Lee as an allegory of real-life social minorities. This article aims to discuss, based on the concept of abjection, how mutants are an allegory of the experience of LGBTQI + students at school through the animated series X-men: Evolution. We believe that X-men can become an important tool for educators to work on homophobia and transphobia in the classroom.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 577-593, Jan./Jun. 2020.

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