Diálogos sobre os processos de gestão nos ambientes informacionais

Moraes, Maria Helena Machado de; Miranda, Angélica Conceição Dias

Abstract:

Diálogos sobre os processos de Gestão nos ambientes Informacionais se trata de um livro contemporâneo e extremamente atual para estudantes de Biblioteconomia, cientistas da informação e profissionais interessados na gestão de diferentes ambientes informacionais. Por meio de pesquisas, relatos de experiência, levantamentos bibliográficos e casos de sucesso ocorridos, nacionalmente e internacionalmente, nos períodos pré, durante e pós-pandemia da COVID19, esta excelente obra literária traz diversos exemplos de como os profissionais de biblioteconomia têm se reinventado e se tornado importantes agentes de mudança nas instituições onde atuam, seja em bibliotecas universitárias, setoriais, escolares, nos processos de gestão universitária ou demais centros de informação. Antes vistos como indivíduos que ficavam confinados numa biblioteca, hoje, percebe-se que o trabalho do profissional da informação engloba diferentes níveis de atuação, que vão desde o papel de um administrador ou gerente, passando pelas atividades técnicas e de organização do ambiente informacional ou da instituição em que atua, atendimento ao usuário, elaboração e execução de projetos, além de atuar como um consultor e, até mesmo, educador. A velha falácia de que o fim do papel ou dos livros impressos iria acabar com as bibliotecas foi reforçada no período da pandemia; entretanto, diferentesestratégiasforamcolocadasemprática por tais profissionais, mostrando o quanto as bibliotecas e centros de informação foram vitais neste período, inclusive no combate à pandemia e no desenvolvimento das vacinas. Na verdade, a pandemia da COVID-19 acelerou ainda mais a necessidade de repensar e (re)configurar os processos, produtos e serviços informacionais de forma intencional, fazendo da criatividade e conhecimento do profissional da informação uma importante ferramenta para a geração de inovação no contexto das bibliotecas. Ao mesmo tempo, a velocidade com que novas ferramentas de comunicação surgiram, bem como as possibilidades de interação entre usuários e biblioteca, foi, sem dúvida, avassaladora. A divulgação científica realizada pelas bibliotecas universitárias no período da pandemia, por exemplo, assim como a oferta e divulgação de seus serviços oferecidos à comunidade não foram extintos, sendo, em sua maioria, ampliados graças ao uso permanente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as quais possibilitaram a integração das rotinas de trabalho, a qualificação dos produtos e serviços de informação prestados por seus profissionais e, principalmente, o acesso e uso de seus acervos e das informações científicas geradas pela Universidade. Além do Facebook, outras redes sociais passaram a ser utilizadas para divulgação dos seus serviços e produtos, tais como Twitter, Instagram, WhatsApp, boletins, sites próprios, e até mesmo a elaboração de posts para blogs. Diante desse contexto, é inegável que qualquer planejamento voltado às mídias sociais de bibliotecas ou centros de informação precisa partir da premissa de que o profissional da informação de hoje possui uma ampla gama de competências e habilidades adaptadas ao mundo digital para exercer suas atividades profissionais. E, para isso, o bibliotecário deve acompanhar as tendências da Administração contemporânea e da gestão de pessoas, a fim de tomar melhores decisões nos ambientes em que atua. Mais especificamente, neste livro, uma série de instrumentos de gestão aplicados nos mais diversos ambientes informacionais são relatados por profissionais de diferentes instituições brasileiras, localizadas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Certamente, os casos aqui apresentados serão úteis para gestores que atuam com a prática da avaliação institucional, praticantes, pesquisadores e alunos interessados na área de Gestão de Ambientes Informacionais, servindo como ótimos exemplos a serem seguidos ou adaptados para as suas realidades ou especificidades locais. Dentre as ferramentas de gestão disponibilizadas nesta obra, destacam-se o planejamento estratégico de uma biblioteca universitária, os múltiplos papéis do bibliotecário(a), inclusive como gestor de uma unidade de informação, o crowdsourcing como solução inovadora em uma biblioteca universitária, as (re)configurações da gestão e do planejamento das bibliotecas universitárias, em tempos de pandemia, o processo de avaliação do planejamento e da gestão de uma universidade, sob o olhar da sua comunidade acadêmica, o planejamento de uma biblioteca escolar, o processo de desenvolvimento de coleções, em uma biblioteca (incluindo os critérios para descartar obras e qualquer tipo de material obsoleto ou com danos físicos) e o papel do profissional bibliotecário, como gestor de pessoas, em uma unidade de informação. Para finalizar, destaco as ideias propostas neste livro, especialmente pela sua aplicabilidade no contexto de pós-pandemia, podendo servir de referência para aquelas bibliotecas e centros de informação que desejam inovar e transformar suas atividades. Uma ótima leitura! Professor Doutor Guilherme Lerch Lunardi

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